Stáline: Sobre a morte de Lénine – discurso proferido no II Congresso dos Sovietes de Toda a União

Foi somente em nosso país que as massas trabalhadoras esmagadas e oprimidas conseguiram libertar-se da dominação dos latifundiários e dos capitalistas, substituindo-a pelo domínio dos operários e dos camponeses. Sabeis, camaradas, e o mundo inteiro o reconhece hoje, que essa luta gigantesca foi dirigida pelo camarada Lénine e seu Partido. A grandeza de Lénine consiste, sobretudo, em ter mostrado praticamente às massas oprimidas do mundo, com a criação da República dos Sovietes, que não está perdida a esperança de salvação, que a dominação dos latifundiários e dos capitalistas não é eterna, que o reino do trabalho pode ser criado pelos esforços dos próprios trabalhadores e que o reino do trabalho deve ser criado na terra e não no céu. Com isto, acendeu no coração dos operários e dos camponeses do mundo inteiro a esperança da libertação. É isto que explica que o nome de Lénine se tenha convertido no nome mais querido das massas trabalhadoras e exploradas.

Stáline Sobre a morte de Lénine – discurso proferido no II Congresso dos Sovietes de Toda a União, realizado em Moscovo, de 26 de janeiro a 2 de fevereiro de 1924,  https://www.marxists.org/portugues/stalin/1924/01/26.htm