Eleições Legislativas Junho 2023

Novo aumento do KKE, que subiu para 7,7%

Em 25 de junho de 2023, novas eleições parlamentares foram realizadas na Grécia sob um sistema eleitoral fraudulento, que recompensa o primeiro partido com um bónus de até 50 assentos.

Apesar desta lei eleitoral injusta, que agrava os dilemas enfrentados pelo povo, bem como do facto de muitos trabalhadores estarem, devido à época turística, afastados do local onde exercem o seu direito de voto, o KKE conseguiu um novo aumento da sua percentagem.

Em particular, recebeu 7,7% e mais de 400 mil votos, elegendo 20 deputados.

Recorde-se que na anterior composição do parlamento, de 2019 a maio de 2023, o KKE tinha 15 deputados.

De particular importância é o crescimento do KKE nos bairros operários e populares de Atenas, Pireu, Salónica e outras grandes cidades.

O partido conservador da Nova Democracia (ND) obteve 40,55%, o partido social-democrata Syriza registou nova queda, obtendo 17,84%, e o antigo partido da social-democracia PASOK obteve 11,85%. O partido de extrema-direita Spartans, que teve o apoio dos criminosos presos do fascista Aurora Dourada, obteve 4,64%, seguido pelos partidos também nacionalistas Solução Grega com 4,44% e Niki (Vitória) com 3,69%. O partido de um ex-quadro do Syriza chamado Plefsi Eleftherias (Curso da Liberdade) obteve 3,17%, enquanto o MeRA25, partido de outro ex-quadro do Syriza, obteve 2,49% e não ultrapassou a barreira dos 3%.

Concretamente, o resultado das eleições legislativas de 25 de junho de 2023 é o seguinte: