DECLARAÇÃO DO CONSELHO MUNDIAL DA PAZ

O Conselho Mundial da Paz está profundamente preocupado com os recentes acontecimentos na Ucrânia e com a recente escalada militar. Apelamos a todas as partes para que restaurem e assegurem a paz e a segurança internacional através de um diálogo construtivo por meios políticos. Os povos russo e ucraniano, bem como os povos da região, nada têm a ganhar com este conflito militar que pode atingir dimensões mais vastas.

O CMP assumiu posições claras em relação às manobras políticas e militares dos EUA, da NATO e da União Europeia desde o golpe de estado de 2014, após o qual as forças reacionárias tomaram o poder em Kiev com o apoio aberto dos imperialistas. Sempre nos opusemos e condenamos o aumento militar da NATO na Europa Oriental e o cerco da Federação Russa. Da mesma forma, denunciamos o ataque criminoso de militares ucranianos à população das províncias orientais de Donbass.

No entanto, o CMP acredita que o reconhecimento unilateral da independência das províncias ucranianas pela Rússia não só mina os princípios fundadores da Carta das Nações Unidas, como também cria uma justificação para o futuro abuso de tais métodos por potências imperialistas contra outras nações do mundo.

O CMP é fortemente contra a expansão da NATO para o leste e a incorporação da Ucrânia nessa organização, um plano que serviu como passo final para a recente escalada. Estamos cientes das causas profundas da situação relacionada com o controlo de recursos energéticos, oleodutos, mercados e esferas de influência. Expressamos a nossa mais profunda preocupação com as consequências desta guerra e apelamos a todos os lados envolvidos para um cessar-fogo.

A paz precisa ser restaurada dentro e ao redor da Ucrânia. As atuais ações militares da Rússia precisam de parar e a NATO deve retirar as suas tropas e mísseis das fronteiras com a Rússia.

O CMP se opõe-se à guerra e à agressão imperialista e insta os seus membros e amigos a agir com esse espírito.

O Secretariado do CMP
25 de fevereiro de 2022