Solidariedade com o Partido Comunista Sudanês e o povo do Sudão

Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Sudanês

Comunicado de Imprensa Urgente:


Enquanto o país sofre a continuação e a escalada desta guerra sem sentido, grupos militares totalmente armados pertencentes às Forças de Apoio Rápido invadiram e ocuparam a sede do Partido Comunista Sudanês em Cartum na tarde de ontem, 25 de maio de 2023.


Essa força agressiva arrombou as portas de todos os gabinetes e salões da sede do partido e realizou extensos atos de vandalismo, danos e saques de todo o conteúdo e propriedade do local. Essas forças ainda estão presentes na sede do partido até agora, usando-o como seu quartel-general. Condenamos este ato bárbaro e cobarde nos termos mais veementes e exigimos que estas forças desenfreadas evacuem imediatamente a sede principal do partido e ponham termo à sua ocupação. As sedes dos partidos políticos e as casas dos cidadãos não são campos de batalha.



Responsabilizamos integralmente as Forças de Apoio Rápido por todos os danos e conteúdos perdidos que resultaram deste ato bárbaro e tomaremos todas as medidas legais face a este ataque.

As operações de assalto a habitações e amedrontamento dos seus ocupantes, bem como o uso de equipamentos públicos, como hospitais, para instalações suas, tornaram-se cenas frequentes nesta guerra sem sentido. Constituem ataques flagrantes contra a inviolabilidade dos cidadãos indefesos e das leis e normas internacionais, mesmo em tempos de guerra. No entanto, consideramos que o ataque às sedes dos partidos políticos e a sua ocupação e conversão em quartéis militares constituem uma escalada perigosa no decurso desta guerra desastrosa. É um indício da exploração pelas partes beligerantes das condições de caos generalizado para atacar e atacar as posições do movimento democrático e de todas as forças que rejeitam e se opõem à guerra, incluindo os Comités de Resistência, sindicatos e forças políticas e patrióticas. Tais ataques e outros não desencorajarão o Partido Comunista Sudanês de estar na linha de frente com as massas do povo sudanês e as suas forças patrióticas, exigindo o fim da guerra e o julgamento e responsabilização de todos quantos contribuíram para incendiá-la.

Solidnet | Sudanese CP, Cowardly Military Attack on Party Headquarters in Khartoum

Foto:Sudão e Sudão do Sul assinam tratado de não agressão | VEJA (abril.com.br)

Para mais informações: Declaração ao povo sudanês – Pelo Socialismo (sapo.pt)

The WPC expresses its solidarity with the suffering people of Sudan | World Peace Council (wpc-in.org)