O processo de construção socialista e nacional no Cazaquistão e na Ásia Central

Conclusões atuais

Ainur Kurmanov, co-presidente do Movimento Socialista do Cazaquistão

Movimento Socialista do Cazaquistão


Uma diferença notável na construção socialista no Cazaquistão e na Ásia Central é que ela ocorreu numa sociedade onde havia muitas relações de produção pré-capitalistas, tanto feudais como comunidades ancestrais. Essa peculiaridade do fraco desenvolvimento das relações capitalistas deixou a sua marca na política posterior do Estado soviético, que seguiu o caminho da criação de novas nações e entidades republicanas autónomas em tais condições.


De facto, estas periferias do antigo Império Russo, graças à Revolução de outubro, passaram por cima da fase capitalista de desenvolvimento, caindo imediatamente no sistema socialista. E não há nisso nada que contradiga o programa bolchevique que visava modernizar o país em novas bases.


A classe operária vitoriosa, através do seu Estado, prosseguiu uma política civilizadora, não apenas puxando as zonas atrasadas das regiões orientais e asiáticas do país para o nível da sua parte europeia, mas também criando novas áreas industriais e agrícolas ali, construindo centenas de cidades, milhares de povoações, escolas, hospitais e universidades, estendendo ferrovias e construindo fábricas. A vizinha Mongólia também passou pelo mesmo desenvolvimento civilizador.


Mesmo agora, após a restauração do capitalismo e a destruição catastrófica da URSS, as ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central não experimentaram um retrocesso irrecuperável. Nos atuais estados independentes, ainda existem algumas conquistas, empresas e cidades, bem como educação e fundações culturais que dão esperança às gerações futuras, quando houver uma nova crise revolucionária, de utilizar a experiência passada para o renascimento e maior desenvolvimento.


A nossa tarefa é analisar os processos de construção nacional e estatal que ocorreram naquela época no quadro do desenvolvimento socialista geral e fazer a nossa avaliação desse período, a fim de usar essa experiência e denunciar os mitos liberais e nacionalistas sobre esse período.

O estabelecimento do poder soviético na Ásia Central e a primeira República Soviética do Turquestão


O Cazaquistão e a Ásia Central eram regiões remotas, atrasadas e periféricas do Império Russo onde, se o capital russo e inglês penetravam, era para fins de exploração de matéria-prima da região e para a exportação de minerais: chumbo, zinco, ouro, bauxite e algodão . Até certo ponto, as áreas industriais do leste do Cazaquistão e da região do Turquestão, com o centro em Tashkent, desenvolveram-se.

Especialmente difícil era a situação dos povos indígenas que habitavam esses territórios, que sofriam uma dupla opressão, tanto do capital russo e estrangeiro e da administração czarista, como da sua elite feudal bai. Não devemos esquecer que, no território do moderno Turquemenistão, Uzbequistão e Tajiquistão, além do território do Turquestão, o Khorezm Kaganate (Khiva) e o Emirado de Bukhara existiam como protetorados da monarquia russa.


Apesar de todos os habitantes da região serem cidadãos russos, a desigualdade manifestava-se em tudo, tanto na divisão de classes e na pertença a uma denominação religiosa, como nos privilégios e nos salários. Por exemplo, antes da revolução de 1917 na região de Sirdária, no Turquestão, o proletário russo recebia 90 copeques por dia pelo mesmo trabalho na produção que o uzbeque – 86 copeques e o cazaque e quirguiz – 69 copeques. Por outras palavras, sob o czarismo, os cazaques eram considerados pessoas de classe baixa [1], nem sequer de segunda classe.


Também é sabido que o regime czarista expulsou os cazaques das melhores terras. Apenas no período de 1890 a 1915, cerca de 20 milhões de hectares foram-lhes retirados. E nos dez anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial (1903-1912), a população cazaque, então chamada quirguiz, diminuiu 9%. Em 1916, durante a revolta dos cazaques e quirguizes contra a mobilização para o trabalho de retaguarda, a população local também enfrentou expedições punitivas das tropas czaristas.


A Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917 mudou imediatamente o modo de vida e o equilíbrio de poder de classe no Cazaquistão e na Ásia Central. E após o estabelecimento do poder soviético, os bolcheviques iniciaram uma discussão sobre a construção de novas entidades autónomas estatais com base republicana, embora o próprio processo de formação do poder soviético e as primeiras transformações socialistas na região do Turquestão e da Estepe tenham ocorrido numa situação difícil, numa tensa luta política interna entre partidários e oponentes do socialismo.


O partido bolchevique do Turquestão, apoiado pela guarda vermelha e soldados revolucionários das guarnições militares de Tashkent, Verny (agora Almaty), Ashgabat, Perovsk (agora Kzyl-Orda), Aulieata (agora Taraz) e outras cidades, reprimiu as ações revolucionárias de destacamentos armados da burguesia local e do clero muçulmano reacionário e círculos oficiais da antiga administração colonial. Na primavera de 1918, a luta pelo poder na região do Turquestão tinha praticamente terminado e um novo sistema social foi estabelecido sob a forma de sovietes de trabalhadores, soldados e deputados muçulmanos.


Em 30 de abril de 1918, iniciou-se em Tashkent o 5º Congresso Regional dos Sovietes do Turquestão. Juntamente com delegados das regiões, 120 representantes da população indígena local – uzbeques, cazaques, turcomanos e tadjiques – participaram nos seus trabalhos. O principal relatório sobre as tarefas dos bolcheviques na implementação da política nacional na região foi feito pelo Comissário extraordinário do Comité Central do PCR (b) e pelo SNK da República Socialista Federativa Soviética Russa para a Ásia Central P. A. Kobozev.


O Congresso decidiu criar a República Socialista Soviética Autónoma do Turquestão (RSSAT) como parte da RSFSR. Um telegrama para Moscovo garantiu que “todas as palavras de ordem revolucionárias serão realizadas firme e determinadamente aqui no Turquestão” [2]. A criação da RSSAT enquadra-se no princípio da autonomia territorial havia muito defendido pelos bolcheviques. Especificamente, a RSSAT não estava associada a nenhum grupo étnico titular específico, mas era uma unidade económica e geográfica específica com uma população multiétnica.


Assim, foi dado o primeiro passo dos bolcheviques rumo à autonomia da região, que se tornou uma experiência inestimável para a construção soviética e a base para a formação de novas repúblicas soviéticas na Ásia Central no futuro.


Já em 1919, com uma mudança brusca na política dos bolcheviques de adotar um sistema etnofederal para a Rússia soviética, também foi necessário rever os princípios da estrutura territorial da RSSAT. Em 15 de janeiro de 1920, a Comissão do Turquestão adotou uma resolução propondo o reagrupamento administrativo do Turquestão de acordo com as condições etnográficas e económicas da região. Ela identificou três grupos principais de pessoas que poderiam tornar-se a base para novas unidades etnopolíticas na RSSAT: uzbeques, cazaques e turcomanos.


Naquela época, desenvolveu-se uma discussão dentro do PCR (b) entre as duas principais visões para o desenvolvimento da autonomização soviética. A primeira baseava-se na formação de uma Federação centralizada, na qual todas as questões étnicas surgidas no decurso de 1917-1920 entrariam como autonomias, seguindo-se a divisão em grandes regiões económicas. Autonomias nacionais e culturais podiam desenvolver-se nessas regiões. De acordo com um desses projetos, em particular, deveriam formar-se duas grandes regiões no território da RSSAK – com centros em Orenburgo e Semipalatinsk. O Turquestão e o Cáucaso tornar-se-iam regiões unificadas.


A segunda opção supunha, ao contrário, a implementação ativa dos princípios da autonomia do Estado nacional, continuando em certa medida a política que deu independência às franjas ocidentais do Império Russo como a Finlândia, a Polónia e as Repúblicas bálticas. O modelo também tinha dois “ramos”: primeiro, a política externa de expansão para ingressar na Confederação Soviética das futuras repúblicas soviéticas do Oriente e do Ocidente e, segundo a divisão da RSFSR em repúblicas europeias e asiáticas, construídas, segundo os autores, sobre os princípios do pan-islamismo e do pan-turquismo.


Era até suposto criar um partido comunista muçulmano dentro do PCR (b) que, por um curto período de 1918 a 1919, foi criado com base nas secções muçulmanas do Partido e, como opção, um Turan RSS separado, incluindo o Cazaquistão, o Turquestão, a Bashkiria, o Tartaristão e outras regiões de língua turca do antigo Império.


Segundo o historiador cazaque Daniyar Ashimbayev, tal opção “pan-turquista” era impossível e até contradizia as diretrizes do programa dos bolcheviques, além de contribuir para o fortalecimento do islamismo na região, o que poderia minar a posição do governo soviético.


“Este modelo estava em contradição fundamental com os princípios internacionalistas dos comunistas, poderia estimular não tanto a construção soviética como o crescimento do sentimento religioso, e estava demasiado em linha com os interesses geopolíticos da Turquia, que os promoveu por si mesma e em Aliança com a Alemanha. Em todo caso, a política nacional do PCR(b) foi construída sobre complexos mecanismos de compensação entre esses modelos. E se a República Socialista Federativa Soviética da Transcaucásia do Cáucaso foi estabelecida com o objetivo de lidar com o nacionalismo local e da supressão do ponto quente na Abkhazia, Karabakh e Ossétia do Sul, aquele Turquestão nos anos 1924-1925 foi dividido por causa das contradições entre os povos que o habitavam, o crescimento do nacionalismo local – cazaque, uzbeque, quirguiz, tadjique, turcomano, e a possibilidade de criar novas nações soviéticas para minar as bases ideológicas do pan-turquismo e pan-islamismo na região” [3], escreve Daniyar Ashimbayev.


É por isso que, em sua opinião, o governo soviético decidiu traduzir os alfabetos dos povos asiáticos da URSS para o latim, a fim de “não apenas introduzir um alfabeto ocidentalizado no interesse do futuro país soviético global, mas também quebrar a cultura e laços históricos com a antiga herança, principalmente árabe e turca” [4].
Portanto, no final de 1919 e no início de 1920, o partido finalmente escolheu o caminho da criação de novas nações soviéticas e, consequentemente, autonomias nacionais no Turquestão e na região das estepes da Ásia Central.


A política bolchevique de assistência na construção da nação soviética e o movimento para o leste


Apesar do PCR (b) ter adotado a linha de criação de repúblicas soviéticas nacionais, houve muitos problemas durante a sua implementação, pois foram identificadas duas tendências extremas. Por um lado, os chamados sentimentos de grande potência começaram a aparecer entre a parte do aparelho partidário que subestimava o processo de construção da nação e, por outro lado, surgiram os “nacionalistas” soviéticos locais.


Houve outra abordagem mais radical e incorreta, associada à negação total da necessidade de envolver russos, ucranianos e outros trabalhadores soviéticos de nacionalidade europeia no desenvolvimento da região. Esta opinião foi expressa, em particular, pelo famoso revolucionário cazaque e chefe do Conselho de Comissários do Povo do Turquestão, Turar Ryskulov. No entanto, os seus apelos para retirar do Turquestão todos os comunistas “infectados com a colonização” e confiar apenas nas pessoas locais não encontraram apoio entre os membros da Turkcomission. Além disso, a implementação dos seus apelos era impossível, pois levaria ao colapso total da política soviética na região.


Para crédito de Lenine, ele teve uma abordagem muito mais sensível a esta questão. A URSS foi originalmente fundada como uma União de quatro Estados iguais, em dezembro de 1922. Nesta fase, o Turquestão (principalmente o atual Turquemenistão, Uzbequistão, Quirguistão e sul do Cazaquistão) e a República Socialista Soviética Autónoma Cazaque (atual Cazaquistão do Norte e Central) permaneceram repúblicas autónomas dentro da RSFSR, enquanto as repúblicas de Bukhara e Khorezm permaneceram Estados independentes.

Mais importante ainda, a abordagem bolchevique visava estrita e fundamentalmente ajudar o desenvolvimento dos Estados nacionais. Grupos étnicos e nacionalidades, dos quais havia mais de 130 no território de todo o antigo Império Russo, receberam os seus próprios territórios com certo grau de autonomia. Foi fornecida assistência no desenvolvimento da língua nacional, foram formados professores locais e foram fundadas escolas nacionais. Representantes dos povos indígenas foram nomeados para cargos administrativos e partidários no decurso da política de “korenização” (política indigenista).


Em 1920, como resultado da operação do Exército Vermelho, preparado por Frunze, e do levantamento das massas em Bukhara e Khiva, as monarquias foram abolidas e foram formadas novas repúblicas soviéticas populares.


Um exemplo notável dessa prática é a formação da República Soviética Popular de Khorezm no território do atual Turquemenistão. A RSFSR renunciou a todas as reivindicações e direitos ao território, reconheceu a total independência de Khorezm e ofereceu uma aliança económica e militar voluntária e assistência no desenvolvimento económico e cultural, incluindo educação e alfabetização. Todas as propriedades, terras e direitos de uso que anteriormente pertenciam ao governo russo, cidadãos russos e empresas russas foram transferidos para o novo governo de Khorezm sem qualquer compensação. O trabalho começou com a abertura de novas escolas para crianças e adultos e da primeira Universidade Nacional de Khorezm e

realizou também reparações de canais, construção de pontes e a extensão da rede telegráfica.


Mesmo no caso da questão da religião, a abordagem de Lenine não era a de se opor à religião como tal, mas ficar do lado daqueles que sofriam com a sua influência reacionária. Isso era especialmente verdadeiro para as mulheres. A poligamia, a compra de noivas e o divórcio por iniciativa unilateral de um homem foram proibidos. Foram criadas escolas voltadas para mulheres e estas foram encorajadas a participar na vida pública. Foi fornecida assistência para estabelecer cooperativas têxteis para que as mulheres pudessem tornar-se economicamente independentes.


No entanto, a destruição do Emirado de Bukhara e do Canato de Khorezm (Khiva) e a criação na sua base de repúblicas soviéticas populares tiveram as suas próprias razões de política externa para a necessidade de espalhar a revolução mundial para o Oriente. Existem documentos de correspondência entre Mikhail Frunze e Vladimir Lenine, a liderança do PCR (b) e a RSSA do Turquestão, que ligam o resultado da operação em Bukhara e o ponto de vista da situação militar e política no mundo muçulmano, uma vez que a criação de novas repúblicas soviéticas deveria contribuir para o desenvolvimento bem-sucedido da política bolchevique na Pérsia, Turquia, Afeganistão e a situação em Xinjiang.


Nesse sentido, o Turquestão soviético e as recém-formadas repúblicas soviéticas populares em Bukhara e Khiva tornaram-se um trampolim apropriado para transferir a revolução mundial através do Afeganistão, onde foi estabelecido um regime amigo da Rússia soviética, até ao território da Índia para combater a Grã-Bretanha. Além disso, as repúblicas soviéticas entre a população muçulmana da Ásia Central foram uma arma de propaganda muito importante para despertar os povos do Oriente a fim de destruir a periferia colonial dos impérios. Não é por acaso que o primeiro Congresso dos povos do Oriente, iniciado pelo Comintern, foi realizado em Baku de 1 a 10 de setembro.


A formação da RSSA Cazaque (Kirghiz)


Os nacionalistas burgueses cazaques do ramo do partido cadete que gaguejavam sobre a autonomia desde a guerra civil, tomaram o lado inequívoco da contrarrevolução e dos exércitos brancos. Trata-se principalmente do partido Alash, o ramo cazaque do partido dos cadetes. Em 5 de novembro de 1919 o Conselho Militar Revolucionário, em documento assinado pelo comandante M. Frunze, declarou uma Amnistia para Alash-Orda, isentando de responsabilidade todos os ex-oponentes armados. Em 1920, Alash-Orda tornou-se parte do governo revolucionário do Quirguistão (Cazaquistão) com a perda de todas as suas leis adotadas anteriormente e, como tal, o partido terminou a sua existência. A partir deste momento, começa a história do Cazaquistão Soviético e a formação de uma República Autónoma dentro da RSFSR.


O dia 26 de agosto marca 100 anos desde a formação da República Socialista Soviética Autónoma do Cazaquistão, o decreto pelo qual a sua criação foi assinada pelo presidente dos comissários do povo, Vladimir Lenine, e pelo presidente do Comité Executivo Central, Mikhail Kalinin. Foram os bolcheviques que estiveram na origem da criação do Estado nacional soviético cazaque.


No final de 1918 – início de 1920, estava em andamento um intenso trabalho preparatório para formar a autonomia soviética do Cazaquistão. Em 10 de julho de 1919, foi formado o Comité Revolucionário Cazaque (Kazrevkom) para administrar a região. Durante a Guerra Civil, o Kazrevkom concentrou nas suas mãos o mais alto poder civil-militar. Uma tarefa importante do Kazrevkom era formar a integridade territorial da futura autonomia soviética do Cazaquistão.


Ainda antes, a região do Turquestão do antigo Império Russo tornou-se a República Soviética Socialista Autónoma do Turquestão em 1918, com a sua capital em Tashkent, que incluía as regiões de Dzhetysu (Semirechye) e Syrdarya. Mas, como resultado da vitória dos bolcheviques na guerra civil, a questão da formação de uma república soviética cazaque separada tornou-se um limite.


Em 26 de agosto de 1920, o Decreto da formação da República Socialista Soviética Autónoma do Cazaquistão entrou em vigor. Em 4 de outubro de 1920, o Congresso Constituinte da RSSAKaz foi realizado em Orenburg. O Congresso adotou a “Declaração dos direitos dos trabalhadores da RSSAKaz”. A Declaração serviu como Constituição. Garantiu amplos direitos políticos aos trabalhadores do Cazaquistão. Orenburg foi declarada a capital da região autónoma.

A separação nacional de 1924-1925

Alguns funcionários do Partido que vieram de povos indígenas, por exemplo, propuseram unir as repúblicas do Turquestão, Bukhara e Khorezm numa única Federação, semelhante à Federação da RSFSR. No entanto, esta proposta foi rejeitada. A própria ideia de criar repúblicas nacionais para uzbeques e turcomanos foi questionada por várias figuras locais, pois, na opinião deles, tais nações não existiam e a introdução de tais categorias seria um ato artificial.


Apesar de tais sentimentos, como resultado da linha vitoriosa para criar repúblicas nacionais, no final de abril de 1924, o Comité Central do PCR (b) formou uma Comissão especial, que nomeou subcomissões turcomenas, uzbeques e cazaques para representar os interesses das suas respectivas comunidades.


“A iniciativa do Kremlin de unir localidades uzbeques na Ásia Central numa única república nacional uzbeque não foi recebida positivamente pelas elites uzbeques soviéticas na RSSAT e na RSSKH. O único grupo político uzbeque que apoiou totalmente o projeto de um Estado nacional uzbeque no Kremlin desde o início foi a liderança soviética de Bukhara sob a orientação de Fayzulla Khodjaev. O projeto uzbeque do Kremlin foi amplamente apoiado por ativistas do partido em Tashkent “, escreve o historiador Grigor Ubiria [5].


O objetivo da delimitação planeada não era criar unidades políticas etnicamente homogéneas, mas garantir que em cada república e região recém-formada, a nacionalidade titular constituísse uma maioria numérica. O princípio nacional deveria ser o critério orientador para a Comissão territorial determinar as fronteiras projetadas entre as repúblicas na Ásia Central.


Durante a criação das novas nações soviéticas, houve constantes problemas e disputas tanto por territórios como pela pertença de determinados grupos étnicos.
No entanto, a Comissão teve também de ter em conta os princípios socioeconómicos. Durante a implementação da delimitação nacional, houve também uma divisão económica, ou seja, fábricas, áreas agrícolas, explorações pecuárias e instituições culturais e educacionais foram divididas entre as ex-repúblicas de tal forma que, após a divisão, cada uma delas teve os recursos materiais suficientes necessários para o sucesso do seu desenvolvimento económico e cultural.

Em resultado da delimitação nacional em 1924-25, havia a RSS Uzbeque, a RSS Turcomana e a Região Autónoma de Karakalpak (c 1930 a RSSA Karakalpak), a RA Kara-Kirguiz (a partir de 25 de maio de 1925 renomeado RA Kirguiz e, a partir 1 de fevereiro de 1926, convertida numa RSS Kirguiz separada) e a RSS Tadjique. Duas regiões da abolida República Soviética do Turquestão foram atribuídas à RSSA Cazaque. Assim, em 1924, as repúblicas soviéticas de Bukhara e Khorezm deixaram de existir, e os seus territórios passaram a fazer parte da RSSA Turcomana, da

Região Autónoma de Karakalpak, da RSSA Uzbeque e da RSSA Tadjique.

Posteriormente, o estatuto dessas repúblicas também melhorou. Assim, desde 1925, o Uzbequistão recebeu o estatuto de República Soviética independente, de que a RSSA Karakalpak se tornou uma República Autónoma em 1936. No mesmo ano, a RSSA Turcomana recebeu esse estatuto. Em 1929, foi formada a RSS Tajique. Em 1936, a RSS do Cazaquistão e a RSS do Quirguistão tornaram-se repúblicas separadas da União. Apenas neste ano, em conexão com a adoção da nova Constituição de Estaline, as cinco repúblicas da União Soviética da Ásia Central foram finalmente formadas.


Esta divisão nacional, que levou à criação de novas nacionalidades soviéticas e, consequentemente, a Uniões e Repúblicas Autónomas, é consequência direta da política nacional leninista dos bolcheviques e estava subordinada ao objetivo da construção socialista.


O tema da fome de 1932-1933 na RSSA do Cazaquistão


O Cazaquistão agora, assim como a Ucrânia, é caracterizado pelo tema da fome do início dos anos 30, ativamente usado pela propaganda burguesa do governo, liberais e nacionalistas para apresentar os bolcheviques como os organizadores de um genocídio direcionado dos povos indígenas. Ao analisar a construção nacional e socialista na Ásia Central, é impossível evitar esse tópico, e é necessário dar uma resposta a isto.


A fome como política de extermínio dos cazaques é atribuída pelos nacionalistas modernos a todo o Estado soviético desde a sua própria fundação e a Lenine diretamente, embora ele tenha sido, com Kalinin, o iniciador da formação da República Socialista Soviética Autónoma do Cazaquistão, em agosto de 1920. E, no parecer dessa propaganda, a política de genocídio durou supostamente desde o momento em que acabou a guerra civil, até 1933. Claramente, os indivíduos esticaram as datas e tentaram ligar diretamente a fome de 1921, causada pela seca, com a fome de 1932-33.


Os “descomunizadores” modernos operam apenas com números assinados pelo chefe da organização regional do Partido, Goloshchekin, sobre a realocação de 5 a 10 mil famílias de bais desapossadas, – fazendas de 400 pessoas nómadas, de 300 seminómadas e 150 assentadas. Mas, nas estatísticas, não é mencionado ou relatado nenhum milhão de mortes em qualquer lugar. Tampouco existe um único documento assinado por Estaline e Goloshchekin que prescreva matar ou fazer passar fome aos cazaques étnicos. Pelo contrário, os documentos citados sempre enfatizam a clara separação de classes da elite feudal de bais da massa principal de pessoas que foram impiedosamente exploradas pelos opressores.


No entanto, foi a apreensão do gado, de facto, à elite feudal que causou a migração em massa das fazendas bai juntamente com uma série de auls para a vizinha China. Naquela época, vários milhões de cabeças de gado migraram com a população para o exterior em apenas um ano de coletivização. De fato, foi essa migração em massa através da fronteira provisória, bem como o abate descontrolado de gado pelos proprietários dentro do país, que os levou todos à fome. A situação foi agravada pela implementação de uma política forçada de assentamento, quando foram criados assentamentos permanentes e os cazaques romperam com a agricultura nómada.

Tudo isso foi causado por excessos e erros na política de coletivização, que foram condenados pelo Partido e pelo governo soviético nos anos 30. Naturalmente, nunca houve instalações para a destruição direcionada de cazaques ou ucranianos. Além disso, as estimativas demográficas das perdas durante a fome não resistem às críticas, quando números de 3 a 5 milhões de pessoas são citados sem base em nenhuma estatística.


Alguns nacionalistas afirmam que, se não fosse por causa do “Holodomor”, 90 milhões de cazaques viveriam no Cazaquistão, o que é claramente uma profanação anticientífica e é desenhado de acordo com os padrões ucranianos. O tema do genocídio também é posto em causa pelo fato de terem sido os bolcheviques a formar uma República Socialista Soviética Cazaque em separado, em 1936 nas suas fronteiras atuais. Por que precisariam eles de criar outra República da União, se o seu objetivo era a destruição total dos cazaques?


O governo soviético em Moscou tentou e forneceu ajuda generalizada em 1932-33 às regiões famintas da Ucrânia, região do Volga, Urais e Cazaquistão, mas às vezes era usada de forma ineficaz ou incorreta pelo partido local e pelo pessoal económico na região das estepes. A imprensa soviética também escreveu sobre esses factos quando denunciou o facto de o pão recebido do centro ser usado para outras necessidades ou mesmo para ajudar os parentes, e não para sustentar a população de aldeias afetadas pela fome.


Portanto, tais dados indicam a baixa qualidade de certa parte dos dirigentes da RSSAC ao nível de base, que não souberam lidar com as lacunas e estabelecer formas coletivas de propriedade no momento da forte transformação da agricultura causada pela coletivização e a criação de assentamentos permanentes. Assim, devemos considerar tudo isso como erros e excessos inevitáveis no processo de construção socialista acelerada que surgiu como resultado do colapso radical de todo o modo de vida milenar e da economia nómada.


Quanto à fome de 1921 e ao envolvimento de Lenine nela, os factos mostram um quadro completamente diferente, quando o chefe da RSFSR dilacerada pela guerra civil, conseguiu encontrar formas de apoiar os habitantes da região das estepes.
Assim, para ajudar a população faminta da RSSA do Cazaquistão, o decreto do Comité Executivo Central isentou a população de áreas de baixa produção de pagar o imposto sobre alimentos. Em 14 de junho de 1921, V. I. Lenine assinou o decreto “sobre o imposto sobre a carne natural”, segundo o qual o campesinato nómada e seminómada do Cazaquistão estava isento do imposto sobre a carne. Em 1922, foram alocados 25 milhões de rublos para a compra de máquinas e ferramentas agrícolas, foram disponibilizadas sementes para semear 60% da área semeada, foram alocados 2 131 mil rublos para a compra de gado, foram construídos 575 orfanatos e 9 foram organizados e cerca de 18,5 mil foram destinados às crianças da RSFSR. O Comissário do Povo da segurança social da RSSAK iniciou a organização de comités de assistência mútua de camponeses [6].


Em geral, apesar das fomes de 1921 e 1932-33, o sistema soviético sobreviveu, e esses mesmos problemas, o primeiro relacionado com a seca, e o segundo com a coletivização forçada, foram diretamente um fator de extremo atraso e baixíssima produtividade do setor agrícola, que precisava de ser modernizado em bases científicas e coletivas com a consolidação de pequenas propriedades. Isso foi alcançado nos anos posteriores da construção socialista e eliminou definitivamente o problema da fome, antes diretamente relacionado com os períodos climáticos.

A Industrialização do Cazaquistão


A transformação política da sociedade na Ásia Central e no Cazaquistão na década de 20, após a revolução socialista de outubro, foi extremamente progressiva e estava séculos à frente da arcaica base económica de toda a região que, sob a NEP (Nova Política Económica) permaneceu atrasada com numerosas estruturas pré-capitalistas. Por exemplo, em 1926, o Cazaquistão, ao contrário da parte europeia da RSFSR, conseguiu restaurar apenas 60% do nível pré-guerra da economia em 1913, e uma parte significativa do gado e da terra era controlada por uma pequena porcentagem de bais e kulaks que surgiram como resultado das relações mercantis.


Essa nova máquina social precisava de um poderoso motor moderno, que a impulsionasse para conquistas sociais sem precedentes e para a modernização de regiões atrasadas. Era preciso fazer uma mudança radical nos métodos de produção, com a necessidade de concentrar todas as forças produtivas nas mãos de um Estado centralizado sob uma única liderança planeada. Essa nova ferramenta ou motor só poderia ser a industrialização da URSS em conjunto com a coletivização da agricultura, que de há muito era necessária. Para o Cazaquistão e o Quirguistão, o objetivo também era introduzir o assentamento de fazendas nómadas, o que mudou completamente a forma de agricultura.


A adoção e implementação do primeiro plano quinquenal acelerado e, depois, do segundo, foi uma continuação e um novo impulso da revolução socialista, uma vez que não só criou uma nova indústria e áreas industriais inteiras, mas também destruiu completamente as formas de propriedade privada que permaneceram no país desde a NEP. Os primeiros planos quinquenais, é claro, tornaram irreconhecível económica e socialmente a região das estepes, criando indústrias completamente novas, uma nova classe operária e uma cultura urbana.

Em primeiro lugar, um grande complexo de obras foi realizado na transferência definitiva da agricultura da República para os trilhos do socialismo. Através da TOZ e Mulserctics (Associação para o cultivo da terra) os camponeses cazaques mudaram para a fazenda coletiva. Mais de 500 mil fazendas nómadas e seminómadas do Cazaquistão mudaram-se para assentamentos. Em 1937, no final do segundo plano quinquenal, as fazendas coletivas do Cazaquistão uniam 97,5% das fazendas do país, processavam 99,8% da área plantada e produziam 84,4% da colheita bruta de grãos. Em fazendas coletivas e fazendas estatais, outras empresas estatais e cooperativas, bem como na propriedade pessoal de fazendeiros coletivos, havia cerca de 99% do gado [7].


A indústria do carvão desenvolveu-se rapidamente, 90% da produção da qual em 1940 foi contabilizada na bacia de Karaganda, que se tornou a terceira após o carvão de Donbass e Kuzbass Stoker da URSS. O Cazaquistão ficou em terceiro lugar na produção de petróleo (depois da Rússia e do Azerbaijão). A indústria química também se desenvolveu rapidamente.


A produção de eletricidade na República aumentou 486 vezes em relação a 1913. Foram feitos progressos significativos nas indústrias ligeiras e de alimentação. Outra característica do desenvolvimento industrial do Cazaquistão durante este período foi a proeminência da indústria pesada, transporte, especialmente ferroviário, juntamente com a metalurgia não ferrosa, petróleo, carvão e outras indústrias principalmente extrativas.


Em 1928-1940, a rede ferroviária da República aumentou quase 50% e atingiu 6581 km. Foi construída a ferrovia Turquestão-Sibéria, ligando a Sibéria com a Ásia Central e as principais secções da autoestrada TRANS-Cazaquistão, que desempenhou um papel importante no desenvolvimento dos recursos naturais do Cazaquistão Central. Todas essas linhas de transporte ligavam as regiões da República com Orenburg e outras zonas industrialmente desenvolvidas da Rússia [8].


Mais alto do que o ritmo de industrialização de toda a União, a Fundação da República lançou as bases para a eliminação da desigualdade económica nas repúblicas nacionais anteriormente atrasadas do Leste Soviético. O desenvolvimento industrial do Cazaquistão numa taxa tão alta só foi possível graças à assistência multifacetada da Rússia, Ucrânia e outras repúblicas industrializadas da União Soviética. Esta assistência assumiu amplos objetivos e várias formas.


O desenvolvimento industrial do Cazaquistão em 1926-1940 teve várias consequências socioeconómicas importantes, que incluem principalmente a sua transformação de país agrícola em agroindustrial, o crescimento das cidades e a proporção de cidadãos na população da República e a formação da classe operária, especialmente os seus quadros nacionais, o início da formação de engenheiros e técnicos, bem como outras mudanças sociodemográficas na população.

A indústria tornou-se o ramo predominante da economia do Cazaquistão. A participação dos seus produtos, em meados dos anos 30, começou a prevalecer e, em 1939, atingiu 58,9% contra 41,1% dos produtos agrícolas. Um poderoso potencial industrial foi criado e rapidamente desenvolvido, que gradualmente ocupou as posições de liderança na União Soviética: o Cazaquistão ocupou o segundo lugar na produção de metais não ferrosos, o terceiro na produção de carvão e petróleo e o quinto na geração da eletricidade. Tudo isso permitiu que se tornasse um dos principais arsenais da União Soviética durante a grande guerra patriótica de 1941-1945. Quase do zero, de 1926 a 1940, foi criado no Cazaquistão soviético um distrito industrial completamente novo [9].


Agora, as atuais autoridades e nacionalistas estão a tentar menosprezar o significado dessas mudanças civilizacionais sem precedentes. Em particular, a imprensa e pseudodocumentários afirmam seriamente que a causa da fome foi a falta de industrialização do país, enquanto durante os primeiros planos quinquenais, gigantes como “Balkhashtsvetmet” (mineração e processamento de metais não ferrosos), onde Dinmukhamed Kunaev iniciou a sua carreira em 1936, o distrito industrial de Karaganda, a área industrial da região leste do Cazaquistão, a fábrica de chumbo-zinco em Shymkent e várias dezenas de novas cidades surgiram do zero. Durante a grande guerra Patriótica, milhares de fábricas foram evacuadas para o Cazaquistão, por exemplo, a mesma fábrica de locomotivas de Lugansk e agora a fábrica de engenharia pesada de Almaty.


O desenvolvimento socialista do Cazaquistão continuou após a vitória do povo soviético na grande guerra Patriótica. O chefe de longa data da RSS cazaque, Dinmukhamed Kunayev, durante o seu discurso na Academia de Ciências do Cazaquistão em 1992, disse que somente no período de 1955 a 1986, foram criados “sete novos Cazaquistões”, em termos de produção. Nesse período, o rendimento nacional cresceu sete vezes, a agricultura sete vezes, foram construídas 42 novas cidades do zero, e foram abertas 56 universidades. O número de cazaques étnicos cresceu de dois milhões e meio para sete milhões.


O assentamento, apesar dos primeiros erros e excessos, também se tornou uma benção para o povo cazaque, e não o contrário, como tentam imaginar liberais e nacionalistas. Urbanização, assentamentos permanentes, a revolução cultural na forma de educação universal, a criação de um sistema de assistência médica, o seu próprio alfabeto e escrita, a emancipação das mulheres, o surgimento da literatura e arte nacionais – tudo isto são conquistas indiscutíveis do período soviético, que agora estão a conseguir sobreviver com sucesso no tempo da “elite” atual.


As transformações dos anos 20-30 tiraram o povo cazaque, como todos os povos atrasados, do modo de vida feudal e até pré-feudal e ao vegetar velho de séculos. Agora eles estão a tentar distorcer este período e apresentá-lo de uma forma completamente diferente para transformar a consciência dos jovens e criar um apoio nacionalista ao governo atual.


Claro que não podemos dizer que todo o período de construção socialista no Cazaquistão e nas repúblicas da Ásia Central foi “linear” e isento de erros. Muitos problemas começaram a acumular-se na economia após as reformas de Kosygin. Continuou-se a política anterior de Nikita Khrushchev de descentralizar parcialmente a gestão das empresas e “expandir a independência” ao introduzir um indicador de rentabilidade e lucro para estas, mais liberdade ao seu dispor, libertando ou suavizando uma série de indicadores planeados definidos pelo Gosplan, bem como incentivos pessoais para os funcionários.


Tudo isso criou a base para várias ilusões de mercado e propostas conscientes de “reformar” o socialismo por parte de grupos diversos, com o objetivo de desmantelar gradualmente a economia planificada e introduzir elementos capitalistas privados. Essas tendências foram especial e fortemente desenvolvidas durante o período da perestroika e no final da União Soviética, quando parte da direção do Partido começou a persistir na implementação de medidas que contradiziam diretamente o conceito socialista de desenvolvimento do país.


Uma análise das causas dos processos contrarrevolucionários dos anos 80 e das suas consequências para as repúblicas da Ásia Central requer um artigo separado.

Conclusões

1. Agora, vários críticos da construção socialista na URSS afirmam que a criação de repúblicas nacionais e nacionalidades soviéticas foi um erro e até mesmo uma “bomba atómica” colocada na fundação do Estado. Isto é extremamente incorreto, já que a construção da nação soviética após o colapso do Império Russo era a maneira mais correta. Permitiu que os povos se unissem numa União igualitária através da criação das suas próprias formações estatais, nas quais pudessem avançar para a criação de uma nova sociedade sem classes.


Este caminho excluía qualquer opressão colonial e escravização, elevou os povos atrasados a um nível completamente novo, permitiu-lhes desenvolver-se livremente e criou condições para um trabalho civilizador sem precedentes. A divisão nacional, a criação de novas repúblicas soviéticas nacionais em geral apenas consolidou o Estado, criou mais apoio nas periferias, o que permitiu um salto incrível no desenvolvimento cultural, económico e social.


Não foi a questão nacional que esteve no centro da desintegração de um país que estava unido no final dos anos 80 e início dos anos 90, mas foram os próprios conflitos interétnicos que começaram a manifestar-se justamente durante o período de fortalecimento dos processos contrarrevolucionários gerais no centro e no campo. Eles foram exacerbados pelas aspirações de uma parte da elite do Partido para obter maior independência no quadro do mecanismo lançado de restauração do capitalismo.

2. Alguns argumentam, em apoio à primeira tese, que Lenine e Estaline supostamente traçaram aleatoriamente as fronteiras das repúblicas soviéticas, anexando regiões inteiras a certas formações artificiais. Uma análise detalhada da divisão nacional da década de 20 mostra também que, ao formar as fronteiras territoriais, formavam-se amplas comissões, as populações locais eram auscultadas e até se votava a inclusão de determinada localidade ou nação na recém-criada República.


As fronteiras na Ásia Central foram o produto de censos populacionais no final da era czarista e início do período soviético, estudadas por etnógrafos e orientalistas e, em parte, o processo de zonamento – a formação de unidades territoriais-económicas supostamente racionais e viáveis – garantia que cada nova entidade territorial atendesse aos critérios mínimos que permitiriam que ela se tornasse uma verdadeira República Socialista Soviética. Os critérios incluíram parâmetros como uma população de pelo menos um milhão de pessoas e uma capital com acesso à ferrovia.


Isto é radicalmente diferente da forma como os imperialistas ocidentais desenharam as fronteiras das colónias e de novos Estados na África, na América Latina e no Médio Oriente, onde foram traçadas linhas retas sem levar em conta as características locais e nacionais. Mesmo depois de quase 30 anos de Estados independentes na antiga Ásia Central soviética, não vemos nenhum conflito maciço e sangrento, com exceção dos pogroms dos uzbeques na cidade quirguiz de Osh, em julho de 2010.

Apesar da existência de contradições quanto à água, terra e energias, ainda não se transformaram em conflitos interestatais.

3. Outra gente de “esquerda”, entre os quais apoiantes voluntários ou involuntários da tese de G. Plekhanov de que o socialismo no atrasado Império Russo era impossível de construir a priori, aponta para a Ásia Central e o Cazaquistão como um exemplo.

Supostamente, não havia capitalismo nenhum e havia até formas feudais e pré-feudais.


Esta tese também não resiste à crítica sob a pressão das conquistas históricas e económicas reais realizadas no decorrer do trabalho civilizacional realizado pelo governo soviético em relação às regiões atrasadas. Afinal, o período de industrialização mostrou que, com o apoio de regiões economicamente mais desenvolvidas da Rússia e da Ucrânia, podem ser realizadas transformações sem precedentes na Ásia Central, Cazaquistão e Sibéria, elevando-as ao mesmo nível de desenvolvimento, utilizando os mecanismos de uma economia planificada e gestão centralizada.


Este avanço sem precedentes no desenvolvimento socioeconómico, político e cultural das áreas atrasadas, que permitiu aos povos da Ásia Central saltar imediatamente sobre o período capitalista de desenvolvimento, constitui um exemplo real e demonstra a capacidade de tais métodos de elevar os países atrasados do mundo, em caso de vitória da revolução socialista, e de superar uma das maiores contradições – o problema do desenvolvimento desigual.

[1] Асанов Болат. «Ленин, казахи и Казахстан: мысли накануне юбилея». https://camonitor.kz/34674-lenin-kazahi-i-kazahstan-mysli-nakanune-yubileya.html

[2] Алибек С.Н. ИЗ ИСТОРИИ СОВЕТСКОЙ ВЛАСТИ НА ЮГЕ КАЗАХСТАНА В 1917-1927гг.. Журнал: Научные ведомости Белгородского государственного университета. Серия: История. Политология. 2009. С 181.

[3] Ашимбаев Д. Тезисы выступления на международной научной конференции “100 лет Великой Октябрьской социалистической революции”. https://kazbio.info/?S=458

[4] Ашимбаев Д. Там же… https://kazbio.info/?S=458

[5] UBIRIA G. Soviet nation-building in central Asia. The making of the Kazakh and Uzbek nations. – New York; London: Routledge, 2016. – 172 p.

[6] Голод 1921—1922 годов и его последствия. Источник: http://bibliotekar.kz/istoriki-kazahstana-za-9-klass-nachalo-x/3-golod-1921-1922-godov-i-ego-posledstvi.html

[7] Казахстан в годы индустриализации: цели и методы индустриализации. Источник: https://tarikh.kz/sovetskiy-period-istorii-kazahstana/kazahstan-v-gody-industrializacii/

[8] Казахстан в годы индустриализации: цели и методы индустриализации. Источник: https://tarikh.kz/sovetskiy-period-istorii-kazahstana/kazahstan-v-gody-industrializacii/

[9] Индустриальное развитие Казахстана в 1921-1940 гг. Источник: https://e-history.kz/ru/history-of-kazakhstan/show/9244/