A realidade da atual situação peruana é que a oligarquia da nação andina retomou o controle do poder estatal e reforçou uma intensa campanha contra os setores populares através da mídia, o que gerou um grande protesto social.

Uma situação de descontentamento que não atingia tamanho grau de resposta em mais de 20 anos na vida política daquele país sul-americano. Em tal situação parece que a direita peruana tem de colocar as barbas de molho. Como é a tendência, se a situação se inverter como aconteceu no caso boliviano, os movimentos indígenas, camponeses,operários, estudantis, sociais e populares poderão mudar a correlação de forças para que mais uma vez a curto e médio prazo retomem maiores espaços de poder político no Peru.

https://www.telesurtv.net/bloggers/Derechas-peruanas-contra-las-masas-insurrectas-20230117-0001.html?utm_source=planisys&utm_medium=NewsletterEspa%C3%B1ol&utm (18.01.2023)