SÍTIO DA ISKRA ESTÁ DE VOLTA E ASSUME A DIVULGAÇÃO DA REVISTA COMUNISTA INTERNACIONAL NA LÍNGUA PORTUGUESA!

Camaradas e amigos,

Associados e seguidores da Iskra

O nosso sítio esteve em manutenção durante algum tempo para melhorarmos o seu desempenho e chegar com maior qualidade, quer gráfica, quer política aos nossos associados e seguidores.

Neste lapso de tempo procurámos alargar os horizontes do nosso trabalho de divulgação do marxismo-leninismo e pelo socialismo. A nova imagem melhorada do sítio é como se fosse um recomeço, já noutro patamar.

Foi assim que, em conjunto com camaradas e amigos brasileiros, nos dedicámos à tarefa de criar condições para divulgar a Revista Comunista Internacional, a partir de seu atual décimo número, nos países lusófonos, onde não vinha sendo divulgada, exceção feita aos seus quatro primeiros números, que foram publicados no Brasil pelo PCB.

A relembrar os que já conhecem e a divulgar junto dos que não sabem,

A Revista Comunista Internacional, com sede em Atenas (Grécia), é uma forma de cooperação entre revistas teóricas e políticas que trabalham conjuntamente sobre uma série de questões teóricas e ideológicas, a fim de contribuir para a divulgação e desenvolvimento da teoria marxista-leninista com análise ideológica e posicionamento político sobre as tendências contemporâneas do capitalismo e os problemas da luta de classes”, como se explica no seu Editorial.

Estes objetivos não podem estar mais próximos da razão de ser da Iskra.

Os textos deste 10º número da Revista Comunista Internacional são da autoria de Partidos Comunistas e Operários do México, da Grécia, da Turquia, da Rússia (PCOR), da Espanha (PCTE), do Cazaquistão, da Letónia e de Itália, sob a responsabilidade do Partido Comunista do México e do seu Primeiro Secretário, camarada Pável Blanco Cabrera.

Como explica o seu editorial, este número da Revista é dedicado ao 100º aniversário da Internacional Comunista (III) e, no âmbito dessa homenagem, é particularmente dedicado ao Internacionalismo Proletário e ao seu papel e valor inalienáveis sejam quais forem as circunstâncias da luta da classe operária e de todos os trabalhadores. Mas também reflete aprofundadamente sobre as lições a retirar da história do Movimento Comunista Internacional ao longo destes 100 anos e sobre a atualidade do Internacionalismo Proletário para todos os que querem seguir em frente rumo ao socialismo com todas as dificuldades existentes, sem ceder ao oportunismo e ao reformismo.

Todos os textos desta edição da RCI foram traduzidos do idioma castelhano por associados, simpatizantes e amigos da Iskra em Portugal e no Brasil, pelo que os nossos leitores se aperceberão de que uns usam a variante do português do Brasil e outros a variante do português de Portugal. Nada que complique o entendimento da nossa língua comum.

Queremos agradecer ao camarada Ivan Pinheiro, dirigente histórico e anterior Secretário Geral do PCB, também português de nacionalidade e nosso associado, os contactos que nos credenciaram a publicar a RCI no idioma português e a divulgação da Iskra no Brasil.

A partir deste momento vamos publicar aqui, com regularidade, todos os textos que fazem parte da Revista, a começar no seu Editorial.

A Direção da Iskra,

Lisboa, 29.10.2022