Excerto do comunicado do Comité Central do KKE sobre a guerra imperialista na Ucrânia

(…)

Solidariedade com os povos da Rússia, Ucrânia e outros países vizinhos significa lutar contra a guerra imperialista e contra qualquer envolvimento de qualquer país nessa guerra. Significa não só condenar a intervenção militar russa como também o bloco EUA/NATO/UE que alimentam a guerra. Significa lutar contra uniões imperialistas com as quais a burguesia do nosso país e o seu governo estão alinhados. Significa solidariedade humanista popular genuína, que pode ser expressada de forma multifacetada. Significa a oposição e o isolamento  da actividade de grupos fascistas e nacionalistas que incitam ao ódio.

 Significa lutar pela coordenação da luta dos povos para que estes possam mostrar  o caminho para a paz atacando o seu verdadeiro inimigo; as classes burguesas e os seus governos que sustentam a guerra, as alianças imperialistas  que nos arrastam para a guerra para nos impor uma  “paz” de arma apontada à cabeça dos povos.

 (…)

 Os povos nunca terão melhores condições de vida tomando partido por este ou aquele explorador, mas sim pela derrota e abolição do sistema capitalista

 (…)

 https://inter.kke.gr/en/articles/RESOLUTION-OF-THE-CENTRAL-COMMITTEE-OF-THE-KKE-ON-THE-IMPERIALIST-WAR-IN-UKRAINE/