Da Coreia à Líbia: sobre o futuro da Ucrânia e as guerras sem fim da NATO

Fonte da fotografia: Antti T. Nissinen – CC BY 2.0

Da Coreia à Líbia: sobre o futuro da Ucrânia e as guerras sem fim da NATO

DE RAMZY BAROUD

 

 Muito já foi dito e escrito sobre as tendências da média e os padrões duplos na resposta do Ocidente à guerra Rússia-Ucrânia, quando comparado com outras guerras e conflitos militares em todo o mundo, especialmente no Oriente Médio e no Sul Global. Menos óbvio é como tal hipocrisia é um reflexo de um fenómeno muito maior que governa a relação do Ocidente com as zonas de guerra e conflito.

 Em 19 de março, o Iraque comemorou o 19º aniversário da invasão norte-americana que matou, segundo estimativas modestas, mais de um milhão de iraquianos. As consequências dessa guerra foram igualmente devastadoras, pois desestabilizou toda a região do Médio Oriente, levando a várias guerras civis e por procuração. O mundo árabe está a cambalear sob essa terrível experiência até hoje.

 Além disso, em 19 de março, o décimo primeiro aniversário da guerra da NATO na Líbia foi comemorado e seguido, cinco dias depois, pelo 23º aniversário da guerra da NATO na Jugoslávia. Como todas as guerras lideradas pela NATO desde o início da aliança em 1949, essas guerras resultaram em devastação generalizada e trágicos números de mortes.

 Nenhuma dessas guerras, começando com a intervenção da NATO na Península Coreana em 1950, estabilizou qualquer uma das regiões em conflito. O Iraque ainda é vulnerável ao terrorismo e a intervenções militares externas e, em muitos aspetos, continua a ser um país ocupado. A Líbia está dividida entre vários campos de guerra, e um regresso à guerra civil continua a ser uma possibilidade real.

 No entanto, o entusiasmo pela guerra continua alto, como se mais de setenta anos de intervenções militares fracassadas não nos tivessem ensinado nenhuma lição significativa. Diariamente, as manchetes nos dizem que os EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Espanha ou alguma outra potência ocidental decidiram enviar um novo tipo de ‘armas letais’ para a Ucrânia. Milhares de milhões de dólares já foram alocados pelos países ocidentais para contribuir para a guerra na Ucrânia.

 Em contraste, muito pouco foi feito para oferecer plataformas para soluções diplomáticas e não violentas. Um punhado de países do Médio Oriente, África e Ásia ofereceram mediação ou insistiram numa solução diplomática para a guerra, argumentando, como reiterou em 18 de março o Ministério das Relações Exteriores da China, que “todos os lados precisam de apoiar conjuntamente a Rússia e a Ucrânia no diálogo e numa negociação que produza resultados e conduza à paz”.

 Embora a violação da soberania de qualquer país seja ilegal sob o direito internacional e seja uma violação gritante da Carta das Nações Unidas, isso não significa que a única solução para a violência seja a contra-violência. Isso não pode ser mais verdadeiro no caso da Rússia e da Ucrânia, pois existe um estado de guerra civil no leste da Ucrânia há oito anos, ceifando milhares de vidas e privando comunidades inteiras de qualquer sensação de paz ou segurança. As armas da NATO não podem abordar as causas profundas desta luta. Pelo contrário, elas só podem alimentá-lo ainda mais.

 Se mais armas fosse a resposta, o conflito teria sido resolvido há anos. Segundo a BBC, os EUA já alocaram US$ 2,7 mil milhões para a Ucrânia nos últimos oito anos, muito antes da guerra atual. Este enorme arsenal incluía “armas antitanque e anti-blindagem… franco-atiradores (rifles), munições e acessórios fabricados nos EUA”.

 A velocidade com que a ajuda militar adicional chegou à Ucrânia após as operações militares russas em 24 de fevereiro não tem precedentes na história moderna. Isto levanta não apenas questões políticas ou legais, mas também questões morais – a ânsia de financiar a guerra e a falta de entusiasmo para ajudar os países a reconstruir-se.

 Após 21 anos de guerra dos EUA e invasão do Afeganistão, resultando numa crise humanitária e de refugiados, Cabul agora está em grande parte abandonada. Em setembro passado, a agência de refugiados da ONU alertou que “uma grande crise humanitária está a aproximar-se no Afeganistão”, mas nada foi feito para lidar com essa crise ‘avultada’, que se agravou muito desde então.

Refugiados afegãos raramente são bem-vindos na Europa. O mesmo vale para os refugiados vindos do Iraque, Síria, Líbia, Mali e outros conflitos que direta ou indiretamente envolveram a NATO. Essa hipocrisia é acentuada quando consideram as iniciativas internacionais que visam apoiar refugiados de guerra ou reconstruir as economias de nações devastadas pela guerra.

 Compare-se a falta de entusiasmo em apoiar nações devastadas pela guerra com a euforia sem paralelo do Ocidente em fornecer armas à Ucrânia. Infelizmente, não demorará muito para que os milhões de refugiados ucranianos que deixaram o seu país nas últimas semanas se tornem um fardo para a Europa, sujeitos ao mesmo tipo de crítica e ataques da extrema direita.

 Embora seja verdade que a atitude do Ocidente em relação à Ucrânia seja diferente da sua atitude em relação às vítimas das intervenções ocidentais, é preciso ter cuidado antes de supor que os ‘privilegiados’ ucranianos acabarão por estar em melhor situação do que as vítimas da guerra em todo o Oriente Médio. À medida que a guerra se arrasta, a Ucrânia continuará a sofrer, seja o impacto direto da guerra ou o trauma coletivo que certamente se seguirá. A acumulação de armas da NATO na Ucrânia, como foi o caso da Líbia, provavelmente sairá pela culatra. Na Líbia, as armas da NATO alimentaram a guerra civil de uma década no país.

 A Ucrânia precisa de paz e segurança, não de uma guerra perpétua destinada a servir os interesses estratégicos de certos países ou alianças militares. Embora as invasões militares devam ser totalmente rejeitadas, seja no Iraque ou na Ucrânia, transformar a Ucrânia noutra zona conveniente de uma perpétua luta geopolítica entre a NATO e a Rússia não é a resposta.

 Ramzy Baroud é jornalista e editor do The Palestine Chronicle e é investigador sénior não residente no Centro para o Islão e Assuntos Globais (CIGA), em Istambul Zaim University (IZU).

 

https://www.counterpunch.org/2022/04/07/from-korea-to-libya-on-the-future-of-ukraine-and-natos-neverending-wars/,

07.04.2022