O Gabinete de Imprensa do CC do KKE [Partido Comunista da Grécia], através das suas sucessivas declarações nos últimos dias, clarifica, entre outras coisas:

«Ondas crescentes de refugiados não podem ser confrontadas com a repressão, mas com a desobediência aos planos euro-atlânticos.

A invasão da Turquia no norte da Síria, com o apoio da NATO, dos EUA e da UE, assim como a escalada do confronto militar com a Síria e a Rússia, não só aumentam o risco de uma guerra mais geral na região, mas também as ondas de desenraizados refugiados.

As crescentes ondas de refugiados, como resultado de guerras e jogos geopolíticos em seu prejuízo, não podem ser confrontadas com a repressão, mas com a desobediência aos planos euro-atlânticos, que, por um lado, desintegram países e desenraízam os povos e, por outro, armadilham os refugiados em ilhas e fronteiras.

Enquanto o governo não questionar as políticas da UE e da NATO, que apoiam Erdogan para os seus próprios interesses, o problema vai piorar. Os refugiados e os imigrantes simplesmente procurarão novas e mais perigosas rotas de fuga e ficarão à mercê de traficantes e governos que executam vários jogos geopolíticos em seu prejuízo.

O governo grego deve agora exercer, por todas as formas possíveis,  a máxima pressão sobre a UE, para que os refugiados sigam para os países do seu real destino, a fim de garantir uma distribuição justa dos refugiados pelos países da UE, contra o Acordo de Dublin e o Acordo UE-Turquia, que fracassou totalmente».

2020/03/03