Rússia: Após 95 anos em exposição pública, o corpo de Lenine será sepultado em Ulyanovsk

101 anos após sua morte e 95 anos em exposição no famoso Mausoléu da Praça Vermelha, Vladimir Lenin compartilhará o destino das pessoas comuns. A decisão do Ministério do Interior russo, tomada há três dias, já está a causar grandes reações, tanto de comunistas como de russos, independentemente da ideologia.

De acordo com a decisão, o Mausoléu será fechado permanentemente e o corpo de Lenine será enterrado no seu local de nascimento, Ulyanovsk, em 3 de setembro de 2025, numa cerimónia oficial com a presença de altos funcionários do governo.

“Esta é uma decisão inaceitável que insulta o líder da Revolução de Outubro e fundador da URSS”, disse Anatoly, 79, morador de Moscovo, à agência de notícias TASS.

A Assessoria de Imprensa do Partido Comunista da Federação Russa expressou a sua deceção com esta decisão do governo, e pediu ao presidente Putin que interviesse pessoalmente para anulá-la.

De acordo com a agência RIA Novosti, esta decisão foi tomada por razões financeiras, devido ao elevado custo de preservação do corpo de Lenine. “Não podemos mais atender às necessidades mensais necessárias para preservar um corpo com mais de 100 anos”, observou o Secretário-Geral do Ministério das Finanças da Rússia nas suas declarações.

É lembrado que o corpo de Vl. I. Lenin, que morreu em 21 de janeiro de 1924, está em exposição no Mausoléu na Praça Vermelha desde 1930, atraindo dezenas de milhares de visitantes todos os anos.

Espera-se que o revolucionário bolchevique seja enterrado ao lado dos seus pais, num monumento funerário especial que já está a ser preparado na cidade de Ulyanovsk.

https://www.idcommunism.com/2025/04/russia-after-95-years-on-public-display-lenins-body-will-be-laid-to-rest-in-ulyanovsk.html?m=1