UMA BIOGRAFIA DE ESTALINE

O seguinte artigo, escrito por um líder proeminente do então revolucionário PCGB, foi publicado no Daily Worker em 6 de Março de 1953.

Josef Vissarionivich Djugashvili (Estaline) nasceu na pequena cidade georgiana de Gori, em 21 de dezembro de 1879.

O seu pai que era sapateiro, colocou-o na escola da igreja local em 1888, e no seminário teológico de Tbilisi (Tiflis) em 1894.

Depois de estudar em grupos marxistas secretos (formados por estudantes e marxistas russos no exílio), Estaline juntou-se à primeira organização social-democrata georgiana em 1898 e ajudou a criar grupos marxistas ilegais entre comerciantes ferroviários, escrevendo panfletos e organizando greves

Em 1899 foi expulso do seminário, por sugestão da polícia, e começou a ganhar a vida dando aulas e fazendo leituras no observatório de Tbilisi, ao mesmo tempo que continuava uma intensa atividade secreta entre os trabalhadores.

Como líder da minoria revolucionária na organização social-democrata georgiana, Estaline entrou em conflito com a maioria, a qual desejava limitar as suas atividades à propaganda; e em Dezembro de 1900, logo que o jornal russo Iskra de Lenine começou a aparecer (ilegalmente), Estaline tornou-se seu fervoroso apoiante.

Depois de Março de 1901, porém, teve de passar à clandestinidade, organizando uma manifestação do Primeiro de Maio em Tbilissi, desafiando a polícia, iniciando o primeiro jornal marxista ilegal em língua georgiana (Brdzola) e sendo eleito para o comité de Tbilissi do Partido Social-Democrata.

Leal aos princípios marxistas

Em 1902, no porto de Batum, no Mar Negro, organizou uma imprensa secreta, escreveu panfletos, liderou greves e marchou à frente de uma manifestação política dos trabalhadores – a mais perigosa ação possível na Rússia czarista. Em 5 de abril de 1902 ocorreu a sua primeira prisão.

Por esta altura Estaline já era amplamente conhecido pela sua lealdade irreconciliável aos princípios marxistas, quer pelos seus poderes de análise teórica, quer pela sua lógica contundente e certeira, quer pela sua energia incansável.

No início da sua atividade, num artigo, O Partido Social-Democrata Russo e as suas tarefas imediatas, Estaline, de 22 anos, escreveu (dos anos 1895-96):

A luta começou pela redução da jornada de trabalho, pela abolição das multas, pelo aumento dos salários, etc.. Os social-democratas sabiam bem que o desenvolvimento do movimento da classe trabalhadora não se limitava a estas reivindicações mesquinhas, que o objetivo do movimento não era estas reivindicações, que elas eram apenas um meio para atingir um fim.

Estas exigências podem parecer bonitas e inofensivas, os próprios trabalhadores em várias cidades e distritos podem estar hoje a lutar desunidos, mas esta luta tem em si a potencialidade de ensinar aos trabalhadores que a vitória final só será alcançada quando toda a classe trabalhadora avançar para atacar o seu inimigo como uma força única, forte e organizada.

A mesma luta mostrará aos trabalhadores que, além do seu inimigo direto, o capitalista, eles têm outro inimigo ainda mais vigilante – a força organizada de toda a classe burguesa, o atual estado capitalista com as suas tropas, tribunais, polícia, prisões, gendarmes.” (novembro-dezembro de 1901)

Os 15 anos seguintes de Estaline raramente tiveram paralelo, mesmo nos anais revolucionários russos. A prisão em prisões georgianas durante 18 meses foi seguida do exílio no leste da Sibéria até janeiro de 1904. Ele escapou. Um ano de publicação de jornais ilegais, redação de panfletos e propaganda entre os trabalhadores, culminou na liderança da grande greve de três semanas dos trabalhadores petrolíferos de Baku (dezembro de 1904). Esta greve terminou com o primeiro acordo coletivo da história industrial russa.

Acabar com as barreiras nacionais

Estaline desfrutou de mais três anos de “liberdade” – clandestina – durante os quais participou plenamente, ao lado de Lenine, na grande revolução de 1905, na luta contra o anarquismo na Geórgia (1906) e na conquista de toda a classe trabalhadora de Baku dos mencheviques (1907-8). Os notáveis ​​escritos teóricos de Estaline destes anos – Sobre a questão nacional (1904), Sobre o materialismo dialético e o Estado (1906-7) – estavam em georgiano e só se tornaram amplamente disponíveis 40 anos mais tarde.

Sobre a questão nacional, escreveu ele em 1904: “O proletariado da Rússia há muito começou a falar de luta. Como sabem, o objetivo de toda a luta é a vitória. Mas para a vitória do proletariado é necessária a união de todos os trabalhadores sem distinção de nacionalidade.

É evidente que a quebra das barreiras nacionais e a reunião estreita dos proletários russos, georgianos, arménios, polacos, judeus e outros é uma condição necessária para a vitória do proletariado da Rússia. Tais são os interesses do proletariado da Rússia.

Mas a autocracia russa… persegue as nacionalidades ‘estrangeiras’ da Rússia. A autocracia priva os “estrangeiros” dos direitos civis essenciais, oprime-os por todos os lados, semeia a desconfiança e a hostilidade entre eles à maneira dos fariseus, incita-os a conflitos sangrentos, mostrando assim que o único objetivo da autocracia russa é promover disputas entre as nações que habitam a Rússia, aguçando as dissensões nacionais entre eles… e assim cavando uma cova para a consciência de classe dos trabalhadores e para a sua unidade de classe…

É claro que os interesses do proletariado russo, mais cedo ou mais tarde, tiveram inevitavelmente de entrar em conflito com a política reacionária da autocracia czarista.”

Em Anarquismo ou Socialismo, após uma brilhante exposição do materialismo dialético e histórico desenvolvida por ele 30 anos depois (no Capítulo IV da História do PCUS), Estaline passou a mostrar como a luta de classes dos trabalhadores não pode, se for vitoriosa, senão conduzir ao estabelecimento da supremacia política do proletariado sobre a classe capitalista.

E continuou: “A ditadura socialista do proletariado é necessária para que com a sua ajuda o proletariado possa expropriar a burguesia, confiscar as terras, florestas, fábricas e obras, máquinas, caminhos-de-ferro, etc. de toda a burguesia. A expropriação da burguesia – é a isso que a revolução socialista deve conduzir.”

E o que dizer da sociedade socialista para a qual tal revolução seria a base? Estaline escreveu: “Não haverá nem capitalistas nem proletários, consequentemente não haverá exploração. Haverá apenas trabalhadores coletivos… Não haverá lugar para compradores e vendedores de força de trabalho, contratantes e contratados…

Toda a propriedade privada dos instrumentos e meios de produção será abolida, não haverá nem proletários pobres nem capitalistas ricos, mas apenas trabalhadores, possuindo coletivamente toda a terra e os seus recursos, todas as florestas, todas as fábricas e obras, todos as ferrovias, etc.”

Assim, ele deu uma imagem do que seria a União Soviética 30 anos à frente.

Organizou a primeira edição do Pravda

Depois, seguiu-se uma longa série de prisões e fugas:

– Março de 1908 – prisão e exílio na província de Vologda, no norte da Rússia;

– Fuga em junho de 1909, nova prisão em Baku (março de 1910) e exílio em Vologda novamente;

– Fuga (setembro de 1911) e nova prisão no mesmo mês em São Petersburgo, para ser enviado uma terceira vez para Vologda;

– Fuga mais uma vez (fevereiro de 1912).

Fez uma viagem pela Rússia em nome do Comité Central do partido bolchevique (para o qual tinha sido eleito na sua ausência, na famosa conferência de Praga do partido em janeiro).

A 5 de maio organizou a primeira edição do Pravda. Foi preso novamente nesse mesmo dia e exilado para Narym, um distrito remoto da Sibéria.

Escapou mais uma vez (setembro de 1912) e dirigiu a campanha eleitoral do partido bolchevique para a quarta Duma (incluindo várias aparições relâmpago para falar em reuniões nas fábricas).

Fez duas visitas a Lenine em Cracóvia, mas mais uma vez foi preso (fevereiro de 1913). A isto seguiram-se quatro anos de exílio no extremo da Sibéria, perto do Círculo Polar Ártico. Este teste político final terminou apenas quando o czarismo caiu em março de 1917.

Mas esses 15 anos significaram muito mais na vida de Estaline do que a sua terrível batalha contra as autoridades czaristas. Estes foram os anos da sua luta, como discípulo e apoiante de Lenine, pelo partido bolchevique.

Após o segundo congresso do partido social-democrata em 1903, aliou-se irrevogavelmente a Lenine contra os mencheviques oportunistas.

Uso revolucionário do parlamento

Na revolução de 1905, defendeu incansavelmente a insurreição armada e lutou pela conceção de Lenine da classe trabalhadora assumindo a liderança nesta revolução essencialmente democrática e não socialista, a fim de garantir que ela fosse levada até ao fim e assim limpar o caminho para a luta pelo socialismo.

Em dezembro daquele ano, na primeira conferência de toda a Rússia realizada pelos bolcheviques em Tammerfors, na Finlândia, Estaline teve o seu primeiro encontro com Lenine.

Combateu os mencheviques no subsequente quarto congresso social-democrata (Estocolmo) em 1906, subindo e descendo a Geórgia em 1906-7, no quinto congresso (Londres) em 1907 e, depois, em Baku, como já mencionado. “O meu segundo batismo revolucionário”, foi como Estaline chamou mais tarde a esse período.

Ao longo desses anos e dos anos seguintes, na prisão ou fora dela, Estaline defendeu o bolchevismo contra os mencheviques e o seu descendente, Trotsky.

Estaline era contra as tendências de “liquidar” o partido, ilegal durante os anos da reação (1908-10), ou de afogá-lo num bloco sem princípios onde todos se autodenominavam social-democratas, como Trotsky propôs em 1912.

Defendia o uso revolucionário do parlamento pelos trabalhadores e pelos princípios socialistas na questão das nacionalidades durante os anos do renascimento da classe trabalhadora (1911-14).

Defendia a oposição revolucionária à guerra imperialista (1914-17).

Após o derrube do czarismo, foi o primeiro a apoiar Lenine na luta pelo poder soviético e pela revolução socialista.

Os escritos notáveis ​​de Estaline nesses anos – o seu Instruções para um Deputado Social-Democrata(adotadas em reuniões de trabalhadores nas campanhas eleitorais de 1907 e 1912), as suas Notas de um delegado (1907) e Cartas do Cáucaso (1909) dirigidas contra os mencheviques, e o seu Marxismo e a Questão Nacional (1913) – ocupam lugar entre os melhores escritos socialistas de todos os tempos.

Na campanha eleitoral de 1907, as instruções adotadas pela assembleia de delegados eleitorais dos trabalhadores de Baku (os trabalhadores não tinham permissão para votar diretamente no seu candidato, como os proprietários de terras e comerciantes ricos) declararam, por sugestão de Estaline:

A principal tarefa do grupo social-democrata na Duma estatal é promover a educação de classe e a luta de classes do proletariado, tanto para a libertação dos trabalhadores da exploração capitalista quanto para desempenhar o seu papel como líderes políticos.”

As Instruções de 1912 – adotadas em reuniões de massa dos trabalhadores nas maiores fábricas de São Petersburgo – proclamaram:

Enviamos o nosso deputado à Duma instruindo-o, e a todo o grupo social-democrata da quarta Duma, a espalhar as nossas reivindicações por toda parte da tribuna da Duma, e a não se envolver em brincadeiras vazias com a legislação na Duma dos patrões.

Gostaríamos que o grupo social-democrata da quarta Duma, e o nosso deputado em particular, carregassem bem alto a bandeira da classe trabalhadora no campo hostil da Duma negra.

Gostaríamos que as vozes dos membros do grupo social-democrata ressoassem na tribuna da Duma sobre os objetivos finais do proletariado, sobre as reivindicações plenas e inalteradas de 1905, sobre a classe trabalhadora russa como líder do movimento popular, sobre o campesinato como o aliado mais confiável da classe trabalhadora, sobre a burguesia liberal como traidora da liberdade nacional.”

A obra de Estaline, Marxismo e a Questão Nacional, que foi altamente elogiada por Lenine, contém muitas passagens da mais alta importância para os socialistas.

Voz de fraternidade e unidade

Sobre o dever do movimento da classe trabalhadora num período de reação (naquela época os marxistas autodenominavam-se social-democratas), escreveu:

Neste momento difícil uma alta missão caiu sobre os sociais-democratas – repudiar o nacionalismo e proteger as massas da ‘tendência’ geral. Pois somente a social-democracia poderá fazer isso: opor ao nacionalismo a arma testada do internacionalismo, a unidade e a indivisibilidade da luta de classes: e quanto mais fortemente a onda do nacionalismo avança, mais alto deve ser ouvida a voz dos social-democratas pela fraternidade e unidade dos proletários de todas as nacionalidades da Rússia.”

Sobre a definição de uma nação:

Uma nação é uma comunidade estável de pessoas, historicamente evoluída, que surgiu com base numa comunidade de linguagem, território, vida económica e constituição psicológica, manifestando-se numa comunidade cultural… Somente a presença de todas estas características, tomadas em conjunto, nos dá uma nação.”

Sobre a atitude dos marxistas em relação aos direitos das nações:

Os partidos sociais-democratas em todos os países proclamam o direito das nações à autodeterminação. O direito à autodeterminação significa que somente a própria nação tem o direito de determinar o seu destino, que ninguém tem o direito de interferir à força na vida da nação, destruir as suas escolas e outras instituições, violar os seus hábitos e costumes, reprimir a sua língua ou restringir os seus direitos.

Isto é o que essencialmente distingue a política da consciência de classe da política da burguesia a qual tenta agravar e atiçar a luta nacional.”

Em agosto de 1917, surgiu a sua histórica declaração, intervenção, no sexto congresso do partido:

Não está excluída a possibilidade de a Rússia ser o país que abrirá o caminho para o socialismo. Nenhum país até agora desfrutou de tanta liberdade quanto a Rússia, nenhum país tentou adotar o controle da produção pelos trabalhadores.

Além disso, a base da nossa revolução é mais ampla do que na Europa Ocidental, onde o proletariado está completamente sozinho, cara a cara com a burguesia. Aqui os trabalhadores são apoiados pelos estratos mais pobres do campesinato.

Por fim, na Alemanha, a maquinaria do poder estatal funciona incomparavelmente melhor do que a maquinaria imperfeita da nossa burguesia, sendo ela própria tributária da Europa capitalista. Devemos abandonar a ideia antiquada de que somente a Europa nos pode mostrar o caminho. Existe o marxismo dogmático e o marxismo criativo. Eu apoio o último.”

Conquistou vitórias em todos os campos

Logo que retornou a Petrogrado após o derrube do czar, em março, Estaline foi colocado no comando do renascido Pravda. Em maio foi eleito pelo Comité Central do partido bolchevique para o seu recém-formado bureau político.

Em outubro foi líder do “centro do partido” e foi nomeado para organizar a insurreição dos trabalhadores, marinheiros e soldados de 6 – 7 de novembro, a qual derrubou o poder do capitalismo na Rússia e transferiu o poder para os Conselhos de Deputados Operários e Soldados (Sovietes).

Após novembro de 1917 a história de Estaline foi a história do partido comunista e do Estado soviético. Os seus cargos oficiais podem ser listados:

– Comissário do Povo para as Nacionalidades (1917-23);

– Comissário do Povo para o Controle Estatal – mais tarde chamado de Inspeção Operária e Camponesa (1919-22);

– Membro do bureau político do partido a partir de maio de 1917 e Secretário Geral a partir de 1922;

– Presidente do Conselho dos Comissários do Povo (primeiro-ministro) de 1941 em diante;

– Presidente do Comité Estadual de Defesa (gabinete de guerra) e Comandante Supremo em Chefe durante a segunda guerra mundial;

– Líder do presidium do Comité Central eleito no XIX congresso do partido em outubro passado (1952).

Mas ainda mais significativo é o histórico de liderança política, económica e militar que levou Estaline à primeira linha da história.

Na guerra civil (1918-20), o partido comunista repetidamente o enviou para reorganizar e obter vitórias, onde a traição ou a incompetência trouxeram a catástrofe.

Foi para comemorar uma dessas vitórias que Tsaritsyn foi renomeada Estalinegrado. Foi o plano histórico de Estaline para um avanço da classe trabalhadora nas áreas do campo de carvão de Donetz e do porto de Rostov, adotado pela liderança do partido em detrimento do esquema traiçoeiro de Trotsky para um avanço através do território kulak, que derrotou os exércitos brancos de Denikin.

Em 1921, no décimo congresso do partido, Estaline fez um relatório memorável sobre a questão nacional. O seu trabalho nesta área desde 1904, único em qualquer país, fez dele o relator natural, nos dois congressos soviéticos em dezembro de 1922, sobre a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que aí foi decidida.

Os discursos desta ocasião, incluídos em outras obras, fazem do seu conhecido Marxismo e a Questão Nacional e Colonial a maior contribuição para a teoria e a prática socialista neste campo.

Partido preservado da rutura

Estaline lutou, quando a vida ativa de Lenine terminou, pela preservação do partido contra a rutura de Trotsky e dos seus seguidores (1923-24), do grupo Zinoviev-Kamenev (1925-26) e do amalgamado bloco de oposição (1926-27).

Foi parte integrante da luta para construir uma indústria socialista em larga escala capaz de transformar toda a economia da URSS, tornando-a independente do mundo capitalista, o que aconteceu naqueles anos.

Esta luta desenvolveu-se na luta pelos famosos planos quinquenais após 1927-28.

Aqui, de não menor importância histórica foi a sua luta contra a oposição de direita (Bukharin, Rykov, Tomsky) de 1928 em diante – pela agricultura coletiva, pela liquidação dos kulaks (camponeses ricos) como classe e pelo cumprimento dos planos quinquenais.

Estaline inspirou e organizou a grande onda de emulação socialista que começou em 1929 e atingiu um novo patamar no movimento Stakhanov (1935). Estaline, na sua intervenção numa conferência dos primeiros stakhanovistas, destacou sem hesitar a importância desse movimento como sendo um passo em direção à futura sociedade comunista.

Os seus discursos e escritos durante esses anos estão reunidos na sua obra fundamental, Problemas do Leninismo.

No XVII Congresso do partido comunista (janeiro de 1934), um ano após a chegada de Hitler ao poder, Estaline fez uma observação desafiadora sobre o marxismo, a qual foi diretamente às raízes da sua própria magnífica firmeza:

Dizem que em alguns países do Ocidente o marxismo já foi destruído. Dizem que foi destruído pela tendência burguesa-nacionalista conhecida como fascismo.

Isso é um absurdo, é claro. Somente pessoas que desconhecem a história podem dizer essas coisas. O marxismo é a expressão científica dos interesses fundamentais da classe trabalhadora. Se o marxismo é para ser destruído, então a classe trabalhadora tem de ser destruída. E é impossível destruir a classe trabalhadora.

Mais de 80 anos se passaram desde que o marxismo entrou em cena. Durante todo este tempo dezenas e centenas de governos burgueses tentaram destruir o marxismo. Mas qual foi o resultado? Os governos burgueses surgiram e desapareceram, mas o marxismo continua.

Além disso, o marxismo alcançou a vitória completa num sexto do globo.”

Democracia socialista na Constituição

As vastas transformações económicas e sociais já realizadas tornaram possível efetuar o avanço para uma democracia socialista inscrita na constituição associada ao nome de Estaline e escrita sob sua orientação (1936).

Ao longo do seu discurso sobre a nova Constituição Soviética, Estaline traçou um contraste brilhante entre países capitalistas e socialistas, de incrível importância ainda hoje:

As constituições burguesas procedem tacitamente da premissa de que a sociedade consiste em classes antagónicas, as classes que possuem riqueza e as classes que não possuem riqueza; seja qual for o partido que chegue ao poder, a orientação da sociedade pelo Estado (a ditadura) deve estar nas mãos da burguesia; é necessária uma constituição com o propósito de consolidar uma ordem social desejada e benéfica para as classes proprietárias.

Ao contrário das constituições burguesas, o rascunho da nova constituição da URSS procede do facto de que: já não há classes antagónicas na nossa sociedade; a sociedade consiste em duas classes amigáveis, de trabalhadores e camponeses; são essas classes, as classes trabalhadoras, que estão no poder; a orientação da sociedade pelo estado (a ditadura) está nas mãos da classe trabalhadora, a classe mais avançada da sociedade; uma constituição é necessária com o propósito de consolidar uma ordem social desejada e benéfica para os trabalhadores.”

A História do Partido Comunista da União Soviética, escrita sob sua direção e com o seu próprio capítulo distinto sobre Materialismo Dialético e Histórico (1938), foi um

desenvolvimento notável da teoria socialista, já muito enriquecida pelos discursos e escritos mencionados anteriormente.

Teoria combinada com prática

Estaline foi de facto, do início ao fim, um expoente da arte marxista de combinar, com génio, a teoria e a prática.

Esse génio revelou-se ao máximo quando, no décimo oitavo congresso do partido (março de 1939), Estaline colocou diante do partido e dos povos soviéticos os problemas económicos práticos envolvidos no avanço da sociedade socialista — agora solidamente fundada e em rápido desenvolvimento — para o comunismo, a forma de sociedade na qual cada um contribuiria de acordo com sua capacidade e receberia de acordo com sua necessidade.

Estaline disse nesta ocasião: “Quanto à técnica de produção e à taxa de crescimento da nossa indústria, já ultrapassámos e superámos os principais países capitalistas.

Em que aspeto estamos atrasados? Ainda estamos atrasados ​​economicamente, isto é, quanto ao volume da nossa produção industrial per capita… Devemos ultrapassá-los economicamente também. Podemos fazer isso, e devemos fazê-lo.

Somente se superarmos os principais países capitalistas economicamente poderemos contar com o nosso país totalmente saturado com bens de consumo,

com abundância de produtos e com a capacidade de fazer a transição da primeira fase do comunismo para a sua segunda fase.”

Mas a URSS teve pouca oportunidade de colocar imediatamente em prática este programa estimulante de Estaline.

Durante a segunda guerra mundial, a estratégia militar de Estaline em frentes de extensão e profundidade sem precedentes, combinada com a resolução de gigantescos problemas económicos e políticos, colocou o seu nome acima do dos maiores capitães de todos os tempos. Os seus discursos de guerra e ordens do dia foram um fator político primordial para vencer a guerra.

A sua diplomacia perspicaz e consistente, exibida nas conferências de Moscovo e Teerão (1943), no acordo com a Polónia e nos acordos de armistício com a Finlândia, Roménia e Bulgária (1944) e nas conferências da Crimeia e Potsdam (1945), lançou as verdadeiras bases das Nações Unidas.

Plano de reconstrução pós-guerra

Vieram então os anos difíceis de consertar a terrível destruição causada pela guerra – um problema que piorou muito por causa da hostilidade cada vez mais aberta dos governantes da Grã-Bretanha e dos EUA (nos bastidores, ela fez-se sentir muito antes) e por uma grande seca em 1946, da qual eles se aproveitaram ao máximo para tentar uma chantagem política e económica contra a URSS.

Estaline, fiel ao seu princípio de vida, tomou o caminho ousado de confiar nos trabalhadores. O seu discurso eleitoral de 9 de fevereiro de 1946 foi um programa de reconstrução e uma chamada para completá-lo e retomar o avanço para o comunismo.

As principais tarefas do novo plano quinquenal são: restaurar os distritos aflitos do país; restaurar a indústria e a agricultura para os seus níveis do pré-guerra e então ultrapassá-los num grau mais ou menos considerável…

Quanto aos planos para um período mais longo, o nosso partido pretende organizar um novo e poderoso avanço da economia nacional o que nos permitiria, por exemplo, elevar o nível da nossa indústria três vezes em comparação com o nível do período da pré-guerra…

Somente nestas condições podemos considerar o nosso país seguro contra quaisquer acidentes. Isso exigirá talvez três novos planos quinquenais, se não mais. Mas essa tarefa pode ser realizada, e devemos realizá-la.”

Esta declaração uniu todo o povo soviético como nenhuma outra declaração o poderia ter feito, e o povo soviético respondeu com o cumprimento triunfante do plano quinquenal de reconstrução do pós-guerra em 1950.

Em 1946, também, começou a série de declarações de Estaline sobre a política de paz no pós-guerra, dirigidas diretamente aos povos do mundo. Estas declarações desempenharam um papel importante na exposição da campanha mentirosa dos belicistas dos EUA e da Grã-Bretanha e na mobilização dos povos em defesa da paz.

Em 1946 e 1947, surgiram as suas respostas às perguntas feitas pelo correspondente do Sunday Times em Moscovo, o presidente da United Press of America, Elliott Roosevelt, filho do falecido presidente, e por Harold Stassen, político republicano.

Nestas respostas, ele destacou as condições para a cooperação pacífica entre os EUA, a URSS e a Grã-Bretanha.

Estaline enfatizou a necessidade de: proibir a bomba atómica; colocar o uso da energia atómica sob estrita supervisão internacional; erradicar o fascismo na Alemanha e restabelecer a unidade da Alemanha como um estado democrático; reuniões entre os chefes das três grandes potências.

O último ponto — colocado pela primeira vez em dezembro de 1946 — foi repetido por Estaline (em resposta a correspondentes americanos) nada menos do que quatro vezes.

O facto de todos eles terem ficado sem resposta apenas ilustra o otimismo teimoso do “homem com boné de taxista” — como os soldados do oitavo exército britânico o chamavam nos anos de guerra.

Ao mesmo tempo, Estaline respondeu incisivamente às falsidades flagrantes sobre os supostos preparativos da União Soviética para a guerra. A sua réplica mordaz a Clement Attlee a esse respeito (fevereiro de 1951) será lembrada por muito tempo.

Novas contribuições para o marxismo

Os últimos anos de Estaline também foram notáveis pelas suas novas e distintas contribuições para a teoria marxista.

Em julho e agosto de 1950 surgiram os seus escritos sobre as discussões soviéticas a respeito da ciência da linguística. Estes escritos abrangeram um campo muito mais amplo do que o assunto especial que os tornou necessários — a questão da base económica da sociedade e a sua superestrutura, a história das nações e outras questões importantes que afetaram vários outros estudos, notavelmente em história, filosofia e economia.

Mas, sem dúvida, a maior contribuição de todas chegou na véspera do fim: Problemas Económicos do Socialismo na URSS, escrito durante o ano de1951 e no início de 1952, foi publicado na véspera do XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em outubro passado.

No final de uma longa vida de serviço insuperável à classe trabalhadora e à humanidade como um todo, Estaline viu os seus sonhos juvenis de uma sociedade socialista realizados, o socialismo na URSS avançando a passos largos, crescendo em grande velocidade nas democracias populares da Europa e chegando bem dentro das perspetivas da China Popular.

Os problemas envolvidos no avanço para o estágio superior do socialismo – o comunismo – que Estaline já tinha tocado nos anos anteriores à guerra, exigiam agora um tratamento mais profundo.

Manual para a nova geração

Para lidar com esses problemas, Estaline reuniu toda a sua vasta experiência e conhecimento do funcionamento de uma sociedade socialista e todos os seus maravilhosos dons como um marxista criativo. Produziu um guia e manual para a nova geração que está determinada a construir e a trabalhar numa sociedade comunista.

Das muitas passagens importantes neste trabalho, uma é a declaração dos pré-requisitos para o comunismo que provavelmente servirá como um marco nos próximos anos:

É necessário, em primeiro lugar, garantir uma expansão contínua de toda a produção social, com uma taxa relativamente maior de expansão da produção dos meios de produção…

É necessário, em segundo lugar, por meio de transições graduais realizadas em benefício das fazendas coletivas e, portanto, de toda a sociedade, elevar a propriedade agrícola coletiva ao nível de propriedade pública e – também por meio de transições graduais – substituir a circulação de mercadorias por um sistema de troca de produtos, sob o qual o governo central, ou algum outro centro socioeconómico, possa controlar todo o produto da produção social no interesse da sociedade…

É necessário, em terceiro lugar, garantir um avanço cultural da sociedade que garanta a todos os membros da sociedade o desenvolvimento integral das suas competências físicas e mentais…

Para isso, é necessário, em primeiro lugar, encurtar a jornada de trabalho para pelo menos seis e, posteriormente, para cinco horas… É necessário, além disso, introduzir a obrigatoriedade universal da educação politécnica, que é necessária para que os membros da sociedade possam escolher livremente as suas ocupações, e não ficarem presos a uma ocupação por toda a vida.

É igualmente necessário que as condições de habitação sejam radicalmente melhoradas, e que os salários reais dos trabalhadores e empregados sejam pelo menos dobrados, se não mais.”

Este grande livro, analisando tanto o hoje quanto o amanhã dos povos que já vivem na sociedade socialista — e, na verdade, daqueles que ainda trocarão a escravidão e a exploração capitalistas pela liberdade socialista — foi, por assim dizer, o legado de Estaline à classe trabalhadora internacional.

Sessenta anos de serviço à humanidade

Assim terminou uma vida grande e heroica que procurou, até ao fim, fazer dos seus quase 60 anos de serviço revolucionário à causa da emancipação da humanidade, uma fonte de orientação prática para aqueles que vierem depois.

Da mesma forma, o próprio Estaline extraiu força e orientação do homem a quem sempre chamou mestre – V.I. Lenine – e dos ensinamentos e experiências de Karl Marx e Friedrich Engels.

Dessa figura gigantesca da história mundial podemos dizer o que Engels disse no túmulo de Marx em Highgate há 70 anos: “O seu nome e as suas obras continuarão a viver através dos séculos.”

NE: O título e as ilustrações do presente artigo são da responsabilidade dos editores da Iskra

Fotos:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Stalin

https://en.wikipedia.org/wiki/Pravda

https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica

https://russomilitare.com/pt/product/the-enemy-is-crafty-be-on-guard-soviet-russian-propaganda-poster

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/09/5-razoes-por-que-uniao-sovietica-foi-essencial-para-derrotar-hitler.html

https://pt.euronews.com/video/2017/03/06/comunistas-russos-marcam-aniversario-sobre-a-morte-de-estaline