Partido Comunista da Grécia (KKE)
Em 6 de agosto de 2025, marcando o 80º aniversário dos bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki, milhares de pessoas manifestaram-se em toda a Grécia para protestar contra os crimes imperialistas em Gaza e noutros lugares.

Uma manifestação organizada pelo Comité Grego para a Distensão Internacional e a Paz (EEDYE) foi realizada na Acrópole de Atenas, seguida de uma marcha de protesto até os escritórios da UE na capital grega. Uma delegação do EEDYE entregou a resolução da mobilização anti-imperialista nos escritórios da UE, que afirma, entre outras coisas: “O EEDYE denuncia o maior crime do imperialismo, o lançamento de bombas atómicas pelos EUA sobre Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945, e honra à memória das centenas de milhares de vítimas (…) Hoje, 80 anos depois, a ameaça nuclear está a crescer. A competição interimperialista entre o campo euro-atlântico (EUA-OTAN-UE) e o bloco eurasiático em formação (Rússia-China) está a aumentar o risco de um holocausto nuclear”.
Manifestações semelhantes foram realizadas em Tessalónica, Larissa e outras cidades da Grécia.
Os manifestantes exigiram que a Grécia se retirasse das guerras entre EUA, NATO e UE, o encerramento das bases dos EUA e da NATO e o fim de toda cooperação com o Estado de Israel. Expressaram também a sua solidariedade incondicional ao povo palestiniano.
Edição: Página 1917
Fonte: https://pagina1917.blogspot.com/2025/08/80-anos-do-crime-imperialista-em.html
NE Portugal: ligeiras alterações de adaptação à variante do português de Portugal