Em comunicado, a Secção Internacional do CC do KKE denuncia a brutalidade policial exercida contra membros do Partido Comunista da Rússia (internacionalistas). Este partido surgiu na sequência de uma cisão no PCOR (Partido Comunista Operário da Rússia) e, na sua declaração sobre o aniversário da Revolução de Outubro, sublinha, entre outras coisas, que “a liderança russa arrastou o país para um aventureirismo ensanguentado, desperdiçando biliões de rublos que deveriam ter sido destinados a satisfazer as necessidades do povo. Enquanto enriquece um pequeno punhado de pessoas, os camponeses pobres russos são recrutados e morrem pelos interesses da burguesia oligárquica.”
A declaração da Secção Internacional do CC do KKE é a seguinte:
“O KKE condena a detenção de dez membros do Partido Comunista da Rússia (Internacionalistas) no dia 7 de Novembro, data da Grande Revolução Socialista de Outubro, pelas autoridades policiais da cidade de Novosibirsk, quando tentavam depositar flores no monumento dedicado aos comunistas caídos na Revolução. Anteriormente, as autoridades tinham proibido o partido de realizar uma concentração, invocando vários pretextos.
Expressamos a nossa solidariedade com os comunistas perseguidos da Rússia e exigimos a cessação imediata da arbitrariedade policial e da perseguição de que estão a ser alvo.
Mãos fora dos comunistas da Rússia!”
13.11.2025

Fonte: https://inter.kke.gr/en/articles/Hands-off-the-communists-of-Russia/




