7 de novembro de 2024
A Grande Revolução Socialista de Outubro abriu o caminho
Em 7 de novembro de 1917, em Petrogrado, a revolução triunfou. O Segundo Congresso dos Sovietes proclamou a natureza socialista da revolução e adotou o Decreto sobre a Terra e o Decreto sobre a Paz.
A importância da Grande Revolução de Outubro na história da humanidade é imensa. Ela marcou uma mudança radical do velho mundo capitalista para o novo mundo socialista.
A Revolução de Outubro difere principalmente de todas as revoluções anteriores. O seu objetivo não era substituir uma forma de exploração por outra, um grupo de exploradores por outro, mas a destruição de toda exploração do homem pelo homem, a abolição de todos os grupos de exploradores, o estabelecimento do poder da classe mais revolucionária de todas as classes oprimidas existentes até então, juntamente com a organização da nova sociedade socialista-comunista e a abolição das classes. Desde seus primeiros passos, o poder soviético percebeu a necessidade e deu corpo ao conteúdo socialista às palavras de ordem com as quais os bolcheviques levantaram o povo para a Revolução: ‘Paz aos povos’, ‘Todo o poder aos sovietes’, ‘Terra aos camponeses’, ‘Fábricas aos trabalhadores’, ‘A jornada de 8 horas para todos’.
A Revolução Socialista de Outubro demonstrou que o proletariado poderia liderar a nova sociedade contra e sem os capitalistas. Nada mais será o mesmo. Outubro de 1917 inaugurou a era da Revolução Proletária Mundial e foi a inspiração para a Internacional Comunista, que contribuiu para a fundação e fortalecimento dos partidos comunistas em todos os países. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas resolveu muitos problemas excecionalmente importantes e fundamentais que os países capitalistas não conseguem resolver. O desemprego desapareceu em 1930. Ela protegeu o direito ao trabalho, assistência médica gratuita, educação, cultura e desporto. Esses sucessos e conquistas sociais são a consequência dos fundamentos materiais e políticos sob o socialismo, da economia socializada, do planeamento central e do controle dos trabalhadores, e o pré-requisito essencial para esses sucessos e conquistas é a revolução socialista e o poder do proletariado. Como resultado, pela primeira vez na história da humanidade, os produtos do trabalho pertenciam a todos os membros da sociedade. A apropriação capitalista da produção social foi abolida e os trabalhadores tornaram-se donos do seu próprio destino.
Estas são as principais razões pelas quais a URSS, com a classe trabalhadora na vanguarda, o povo, o seu Exército Vermelho e a sua base económica socialista, salvou a humanidade ao desempenhar um papel primordial e decisivo no esmagamento do fascismo.
Hoje, as contradições interimperialistas estão a agudizar-se, com a guerra imperialista na Ucrânia entre a NATO e a Rússia capitalista, bem como a do Médio Oriente com o genocídio do povo palestino pelo Estado ocupante de Israel e as suas intervenções imperialistas no Líbano, Síria e Iémen, aumentando novamente o perigo de uma guerra generalizada. A realidade mostra-nos que o capitalismo está ultrapassado e só pode oferecer guerras, exploração, pobreza, degradação ambiental, crises económicas e refugiados.
O exemplo da Revolução de Outubro é uma fonte de inspiração para as novas gerações de comunistas por toda a Europa, que estão a lutar em condições muito difíceis contra a burguesia, os Estados burgueses e as uniões capitalistas interestatais, como a União Europeia ou o seu braço armado, a NATO, etc. Apelamos ao povo e à juventude para que reflitam mais profundamente sobre as causas, a realidade e a verdade sobre a contrarrevolução, a dissolução da URSS e o derrubamento do socialismo. O estudo desta experiência mostra que foi a violação, não a aplicação, dos princípios da construção do socialismo que levaram à contrarrevolução. Esta verdade pulveriza a propaganda da burguesia, da UE, dos governos capitalistas e os seus aparelhos, a falsificação da história e a identificação a-histórica do comunismo com o fascismo. Estamos de facto a viver na era das revoluções socialistas inauguradas pelo Grande Outubro. O curso da história não pode ser revertido, a nossa era continua a ser a era da transição do capitalismo para o socialismo. Portanto, os comunistas da Ação Comunista Europeia alegam razoavelmente: É impossível matar o sonho do povo de uma vida de liberdade e justiça. Os bolcheviques mostraram ao mundo inteiro como tornar esse sonho uma realidade. A luta continua, com os Partidos Comunistas na vanguarda para cumprir a sua missão revolucionária para que a classe trabalhadora em cada país se livre das grilhetas da exploração, derrube o sistema capitalista bárbaro e construa o novo mundo, o socialismo-comunismo.