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Marx: os homens como sujeitos da História: O Dezoito de Brumário de Luís Bonaparte

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Considerando que os homens são produtos e produtores da História, a análise de Marx aplica o ponto de vista da totalidade, cuja compreensão implica a compreensão de uma cadeia de relações.

No plano teórico e metodológico, Marx considera que a totalidade é sempre uma unidade de totalidades concretas. Neste sentido, a totalidade é uma unidade interatuante de dois níveis distintos de totalidade: no primeiro nível, encontramos as totalidades sobredeterminantes, conquanto no segundo encontramos as totalidades subordinadas. Aplicando esta teoria à sociedade, Marx conclui que cada nível histórico inclui ambas as totalidades, sendo que as determinações económicas participam sempre da totalidade sobredeterminante (ou seja, nenhum fenómeno pode ser considerado sem a sobredeterminante económica).

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A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky (V. I. Lénine, 1918)

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Leitura/curso

Kaustky publica A Ditadura do Proletariado, na qual este chefe ideológico da II Internacional deturpava e vulgarizava de toda a forma a teoria marxista da revolução proletária e caluniava o Estado soviético. Lénine começou a trabalhar na resposta/livro A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky em princípios de Outubro de 1918.

Lénine atribuiu grande importância ao desmascaramento das conceções oportunistas de Kaustky quanto à revolução socialista e à ditadura do proletariado.

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Marx: a categoria trabalho, a propriedade e as contradições insanáveis entre as classes antagónicas

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A conceção de que o trabalho constitui o fundamento da existência humana é desenvolvida por Marx e por Engels na obra que redigem conjuntamente,  entre 1845 e 1846, A Ideologia alemã.

Nesta obra, Marx e Engels consideram que o trabalho distingue o ser humano dos outros animais, uma vez que lhe permite produzir os seus meios de subsistência:

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Demarcação de Marx do pensamento socialista dominante

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 DOCUMENTOS

 Na década de 1840, os diferentes grupos revolucionários parisienses encontravam-se fortemente influenciados pelas doutrinas de Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865), especialmente por aquelas que o pensador havia desenvolvido na sua obra Filosofia da miséria (1845).

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