KKE ganha mais de 7% nas eleições parlamentares e duplica os seus deputados no Parlamento

As eleições parlamentares de 21 de maio enviaram uma mensagem muito esperançosa à classe trabalhadora da Grécia, já que o Partido Comunista (KKE) saiu significativamente fortalecido, conquistando 40% mais eleitores em relação às eleições de 2019.

Mais especificamente, o KKE ganha 7,23% (de 5,3% em 2019) e 425.646 votos.

O partido também aumenta seus deputados, de 15 para 26.

Os resultados:

KKE 7,23%

Nova Democracia (ND) 40,79%

SYRIZA 20,07%

PASOK 11,46%

Elliniki Lisi 4,45%

Niki 2,92%

Em comunicado na noite de domingo, o secretário-geral do CC do KKE, Dimitris Koutsoumbas, disse que os resultados eleitorais e a influência política do Partido Comunista em zonas específicas da Grécia “são mensagens de esperança” para o futuro.

Ele sublinhou que o KKE ganhou em centros urbanos significativos, bairros operários de grandes cidades e em regiões onde grande parte da força industrial e de trabalho estava concentrada, como na Ática.

Koutsoumbas acusou a Nova Democracia (ND), principal partido da oposição, o Syriza-Aliança Progressista e o PASOK-KINAL de convergência nas suas políticas estratégicas básicas, e acusou o Syriza, em particular, de virar as pessoas para o conservadorismo, alimentando o domínio da ND. Também acusou que realizar uma segunda volta das eleições “não se deve ao facto de não poder ser formado um governo, mas porque querem distorcer o voto do povo” com base na nova lei eleitoral, que entrará em vigor com a segunda volta (e concederá 50 assentos extra ao primeiro partido).

“Portanto, neste caso, devemos preparar-nos para um impulso ainda maior do KKE em possíveis novas eleições, já que a agenda antipopular é mais do que certa.” O KKE utilizará o poder que as pessoas lhe deram para organizar a resistência popular dentro e fora do Parlamento, enfatizou Koutsoumbas.

#greekelections

In Defense of Communism: KKE gains more than 7% in parliamentary elections, doubles its MPs in the Parliament – #greekelections (idcommunism.com)